AS reformas económicas introduzidas pelo Governo para a melhoria do ambiente de negócios no país foram abordadas pela presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo Dlhovu, na Conferência Empresarial Moçambique e Portugal, que ontem teve lugar em Lisboa.

Falando na abertura do evento, que envolve empresários dos dois países, subordinada ao tema “Construir o futuro - Moçambique/Portugal”, Verónica Macamo Dlhovu
informou os presentes que hoje o país está focalizado na diplomacia económica com vista a divulgar as oportunidades de negócio e incentivos aos investimentos nos quatro sectores que o Governo moçambicano definiu como prioritários, nomeadamente agricultura, energia, turismo e infra-estruturas.

“Com vista a agregar valor à produção nacional e a diversificar a economia, constitui igualmente prioridade do Governo moçambicano a industrialização, com vista a reduzir as importações e aumentar as exportações”, frisou.

Na ocasião, a presidente da Assembleia da República convidou os empresários portugueses a encararem a conferência, que se realizou nas instalações da Caixa Geral de Depósitos, como sendo uma oportunidade para explorar as potencialidades que o país possui.

Sublinhou que a integração de empresários nacionais numa delegação parlamentar constitui uma prova dos esforços da Casa do Povo visando o combate à pobreza e do papel dos deputados na eliminação deste flagelo.

Disse que a Assembleia da República não só aprova leis que flexibilizam o exercício da actividade empresarial, como também, através da diplomacia económica, contribui para a promoção da imagem e das potencialidades económicas de Moçambique.

O presidente do Conselho de Administração do BCI e chefe da missão empresarial moçambicana que integra a delegação da Assembleia da República, em representação da CTA, Paulo Alexandre de Sousa, e Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado português da internacionalização, manifestaram satisfação pela realização do evento e prometeram trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de ambos países, apostando nos investimentos em pequenas e médias empresas nas zonas rurais.

Paulo de Sousa disse que, com a descoberta dos recursos naturais em Moçambique, abrem-se inúmeras oportunidades de negócio e para investimentos portugueses. Por seu turno, Eurico Dias sublinhou a importância das parcerias entre Moçambique e Portugal, indicando que o país luso pretende alargar o relacionamento económico, investindo em vários projectos.

Ainda ontem, a presidente da Assembleia da República testemunhou a apresentação do livro sobre a fiscalidade em Moçambique, da autoria de Paula Rosado Pereira, e visitou o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias (ISCTE).

Hoje, último dia da visita oficial a Portugal, Verónica Macamo Dlhovu vai ser recebida em encontro de cortesia pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A presidente da Assembleia da República encontra-se em Lisboa a convite do seu homólogo português, Eduardo Ferro Rodrigues.

SALVADOR MIRRASSE, em Lisboa (Colaboração)

Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Outubro 2017
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, manifestou há dias, e de forma particularmente severa, a sua preocupação em relação aos elevados índices de corrupção que se registam no país, tanto no sector público quanto no... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Caia vira corredor de desenvolvimento
Quinta, 19 Outubro 2017
O ADMINISTRADOR do distrito de Caia, João Saize, considerou, há dias, em entrevista ao nosso Jornal, que nos últimos oito anos a região se transformou num verdadeiro corredor de desenvolvimento, com a entrada em funcionamento da Ponte Armando Guebuza, em Agosto de 2009. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos, o Governo do ex- presidente moçambicano, Joaquim ...
2017-10-20 23:30:00
MAIS um linchamento ocorreu ao princípio desta semana na cidade da Beira, ...
2017-10-20 23:30:00
TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou ...
2017-10-20 23:30:00
MOCÍMBOA da Praia, na província de Cabo Delgado, está desde ...
2017-10-19 23:30:00
Passam cerca de duas semanas que contei a história onde o personagem ...
2017-10-19 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1323 visitantes em linha