Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A COMISSÃO Política da Frelimo recomenda ao Governo a prosseguir com acções tendentes à identificação e consequente responsabilização dos autores dos ataques à posições civis e militares nos distritos de Mocímboa da Praia, Nangade e Palma, em Cabo Delgado, e a repor a estabilidade na região.

Reunida esta semana em Maputo, na sua 7ª sessão ordinária, a Comissão Política da Frelimo aconselhou igualmente a tomada de medidas de prevenção e repressão destas acções, que atentam contra a segurança e ordem pública.

Um comunicado da Frelimo, enviado ontem ao “Notícias”, refere que a Comissão Política enaltece o movimento da sociedade civil, das confissões religiosas e do povo moçambicano, em geral, pela manifestação em repúdio e condenação a estes atentados.

“Felicitar a acção vigorosa das Forças de Defesa e Segurança na prevenção e combate ao crime, acidentes de viação, na protecção das populações, bem como na manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas, em todo o território nacional”, refere a nota.

Num outro contexto, este órgão considera encorajadores os resultados alcançados pelo candidato da Frelimo a Presidente do Município de Nampula, Amisse Cololo, no dia 24 de Janeiro, apesar de nenhum dos concorrentes ter sido proclamado vencedor.

Apesar de ter obtido a maioria dos votos validamente expressos, 32.042, ou seja 44,51 por cento dos votos, Amisse Cololo não foi proclamado vencedor, porque não obteve os 50 por cento dos votos necessários, tal como prevê a Lei 7/2013, das autarquias locais.

Por não ter sido encontrado o vencedor, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou por deliberação que a eleição intercalar deverá ir à segunda volta, a ser disputada pelos dois candidatos mais votados na primeira volta.

“Saúda-se os membros, simpatizantes, munícipes e a população em geral da cidade de Nampula pela forma ordeira e pacífica que decorreu o processo eleitoral e exorta-se aos que votaram e aos que se abstiveram, a afluírem massivamente nas mesas de votação, na segunda volta, de modo a consolidar a vantagem do candidato Amisse Cololo António”, cita a nota da Frelimo.

O partido no poder reconhece igualmente os esforços do Governo que, por via do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), tem desenvolvido acções de prevenção e mitigação dos impactos das calamidades naturais, que assolam as províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia.

No entanto, a Frelimo recomenda o Executivo a prosseguir com o trabalho de mapeamento das zonas de maior risco, apelando às populações para acatarem as medidas de segurança adoptadas pelas autoridades e a manterem-se em zonas seguras.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction