Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O estudante moçambicano Jorge Sitoe concluiu com sucesso o primeiro curso sobre pesquisa da vida marinha oferecido pela organização internacional Marine Megafauna Foundation (MMF), sedeada no Tofo, província de Inhambane.  

Neste programa, com duração de um ano, Jorge Sitoe teve a oportunidade de interagir com cientistas da MMF em projectos de investigação sobre conservação dos ecossistemas aquáticos. 

Trabalhou em colaboração com uma equipa e investigadores em actividades de monitoria com o objectivo de avaliar os possíveis impactos da pesca nos recifes, assim como avaliar os resultados das vedas temporárias de pesca. 

“Aprendi muito e tive umfeedback positivo dos meus colegas. Algumas pessoas do curso nunca tinham ouvido falar de raias e tubarões-baleia, por isso ficaram muito interessados ​​em saber um pouco mais sobre estas espécies”, disse a fonte.

Conta que em Dezembro do ano passado apresentou, durante um seminário, um estudo sobre tubarões e raias, que culminou com a elaboração de um plano de protecção destas espécies no país. 

“Este é um tópico realmente interessante, porque o país já possui uma lista de tubarões que podem ser encontrados no nosso território, mas não existe um documento com as espécies de raias e isso é algo que precisamos conceber”, comenta.

Sitoe lamentou a falta de profissionais moçambicanos que trabalham na preservação da vida e ecossistemas marinhos, acrescentando que há apenas pesquisadores estrangeiros a explorarem as potencialidades do litoral moçambicano.

Para a directora nacional do MMF, Mariana Coelho, este programa tem como mérito a possibilidade de poder ajudar jovens talentosos a levarem avante o sonho de se tornarem cientistas desta área ainda pouco explorada no país.     

Coelho acredita que trabalhar com estudantes de pós-graduação, instituições nacionais e comunidades locais é uma forma de garantir a gestão dos recursos marinhos de uma forma sustentável. 

Neste momento, a instituição está em busca de fundos para continuar a financiar mais bolsas de estudo, para que mais estudantes moçambicanos tenham oportunidade de se formar nessa área.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction