Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A agricultura e os recursos naturais são as áreas eleitas para dinamizar a cooperação entre Moçambique e a China, que abrange ainda a capacitação parlamentar e institucional.

As duas áreas foram seleccionadas ontem, em Maputo, durante a audiência que o Presidente da República, Filipe Nyusi, concedeu ao presidente do Comité Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, que visita o país desde o último domingo.

Sobre o encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que foi uma ocasião para os dois dirigentes passarem em revista o estágio das relações políticas e diplomáticas entre os dois países.

Explicou que a visita de Li Zanshu enquadra-se especificamente nas relações de cooperação entre a Assembleia da República e a sua congénere chinesa, cujos principais resultados se reflectem na capacitação institucional do Parlamento moçambicano. 

Segundo Pacheco, não foram anunciados investimentos, acções políticas ou diplomáticas, mas o dirigente chinês reafirmou o interesse do seu país de continuar a financiar alguns projectos em curso, a exemplo do programa de produção de arroz no Regadio do Baixo Limpopo, em Gaza.

Referiu que foi igualmente reiterada a intenção de financiar os projectos de construção do aeroporto de Xai-Xai e a exploração das areias pesadas do Chibuto, também em Gaza.

“Convidou formalmente o Presidente da República para a próxima cimeira China – África, a ter lugar em Setembro. O convite foi aceite e desde já começamos a preparar a participação da delegação moçambicana, que deverá levar na bagagem as possibilidades de investimento nas suas áreas de interesse, como sejam a agricultura, energia, turismo e infra-estruturas”, acrescentou Pacheco.

No país desde o último sábado, o parlamentar chinês efectuou uma visita ao Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia Agrícola Moçambique - China, no distrito de Boane, e presidiu o lançamento de um projecto de televisão por satélite, que se espera beneficie 500 aldeias em todo o país, num investimento de 3.8 milhões de dólares norte-americanos.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction