Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O SURTO de Ébola que atinge a República Democrática do Congo (RDCongo) entrou numa nova fase de alerta depois da confirmação do primeiro caso numa zona urbana, na cidade de Mbandaka.

“Este fim-de-semana, dois casos suspeitos de febre hemorrágica foram notificados em Wangata. Após análises, uma das duas provas deu positivo para o vírus Ébola”, disse na noite de quarta-feira, em comunicado, o ministro congolês da Saúde, Oly Ilunga Kalenga.

“Entramos, portanto, numa nova fase da epidemia de Ébola, que neste momento afecta três zonas sanitárias, uma das quais urbana”, afirma-se no mesmo documento. 

Wangata é uma das três zonas sanitárias de Mbadanka, cidade de 1,2 milhão de habitantes localizada no noroeste do país, a cerca de 130 quilómetros da área onde foram detectados os primeiros casos de Ébola na RDCongo no início deste mês.

Pelo menos 42 pessoas foram infectadas e 23 mortes confirmadas desde o início de Maio, todas em zonas rurais, o que permitiu até ao momento um melhor controlo do contágio. As autoridades temem agora que a chegada do vírus a uma área urbana complique a situação.

Mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que quarta-feira introduziu no país as primeiras vacinas experimentais contra o vírus, expressou a sua preocupação com a chegada da doença a Mbandaka.

A cidade localiza-se na margem do rio Congo, uma das principais vias de transporte de carga e passageiros para a capital, Kinshasa. O país vizinho, a República do Congo, fica na outra margem.

O Governo da RDCongo assegura que está a trabalhar no terreno para identificar pessoas que tenham estado em contacto com os casos suspeitos. O ministro congolês da Saúde disse que as autoridades intensificaram o rastreamento dessas pessoas em todas as rotas de transporte aéreo, fluvial e terrestre em torno da cidade.

“As outras cidades da província do Ecuador, assim como as localidades rio acima e rio abaixo de Mbandaka, também foram postas sob vigilância sanitária”, refere o comunicado de Oly Ilunga Kalenga.

Esta é a nona ocorrência de Ébola na RDCongo desde a primeira aparição conhecida do vírus, próximo ao rio Ébola, no norte do país, nos anos 1970. - ELPAIS/DW

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction