Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Incubadora Sandbox é a designação dada a um programa lançado ontem em Maputo, com o objectivo de apoiar instituições não bancárias interessadas em desenvolver e oferecer produtos financeiros ou serviços de pagamentos inovadores, com recurso a novas tecnologias.

A iniciativa é do Banco de Moçambique e do Financial Sector Deepening Moçambique (FSDMoç), uma entidade vocacionada para o desenvolvimento do sector financeiro com enfoque na expansão e inclusão financeiras.

Na ocasião, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que as duas instituições criaram a incubadora Sandbox, tendo em vista a mitigação do impacto derivado das incertezas legais e regulatórias, tomando em consideração que as actividades da mesma serão supervisionadas pelo Banco Central.

“É objectivo da incubadora conceber oportunidades para o desenvolvimento, testagem e demonstração de produtos num ambiente supervisionado e estabelecer condições para a aprendizagem e divulgação de ideias inovadoras, com especial enfoque nas tecnologias financeiras”, disse Zandamela.

Segundo o governador do Banco Central, a iniciativa irá afectar positivamente a vida da população moçambicana, principalmente a mais desfavorecida e com rendimentos mais modestos, concedendo-lhe oportunidade de realizar transacções financeiras a custos relativamente mais baixos.

Por seu turno, a directora executiva da FSDMoç, Esselina Macome, disse que Moçambique é um dos primeiros países em África e no mundo com um Sandbox estabelecido dentro de um Banco Central.

De acordo com Macome, a iniciativa surge no âmbito da implementação de uma estratégia que preconiza o desencadeamento de soluções que melhorem a inclusão financeira.

“Numa primeira fase, a iniciativa irá beneficiar as empresas iniciantes (startup) previamente seleccionadas. Em seguida, as FinTechs serão seleccionadas através de um processo competitivo. Neste contexto, o projecto permitirá a promoção da inovação no sector financeiro à medida que as soluções forem testadas em ambiente supervisionado antes do lançamento no mercado para os consumidores finais”, disse.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction