Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O número de requerentes de asilo e refugiados (RAR) em Moçambique regista uma tendência crescente, tendo passado de 26 mil em 2015, para mais de 40.300, até finais de Maio último.

Segundo o director do Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados (INAR), António Inácio Júnior, deste número 26.228 estão registados na base de dados, 4.732 dos quais possuem estatuto de refugiados reconhecidos e 21.496 são requerentes de asilo.

Anunciou que no primeiro trimestre do corrente ano foi registada a chegada de mais 216 refugiados.

“A maioria dos refugiados é proveniente da República Democrática do Congo, Burundi, Ruanda e Somália”, disse Júnior, em conferência de imprensa conjunta, ontem, com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Segundo a AIM, o evento serviu para assinalar o Dia do Refugiado, uma efeméride que se celebra a 20 do mês em curso no mundo inteiro.

Explicou que o centro de Maratane, na província de Nampula, acolhe actualmente cerca de 13.554 RAR, 9.711 dos quais estão activos, ou seja, está confirmado que no seu dia-a-dia vivem em Maratane.

Sem avançar valores concretos, Júnior disse que o custo para a manutenção dos refugiados é muito elevado, pois a maioria é dependente, pois não possui nenhuma arte.

“Acolher RAR não é a custo zero, tem custos para o Estado e para as organizações internacionais. Por exemplo, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) distribui uma base mensal de mantimentos para os refugiados que se encontram no centro de Maratane, porque alguns deles não têm actividades”, disse.

Por isso, disse Júnior, a comunidade internacional e o Estado estão a fazer um esforço para dotar os refugiados de habilidades que lhes permitam gerar rendimentos para garantir o seu próprio sustento.

Sábados

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction