Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, considerou, ontem, que está aberto o caminho para a paz com a assinatura de um acordo sobre a desmilitarização da Renamo, defendendo o cumprimento do entendimento alcançado.

“Entendemos que com o acordo alcançado está aberto o caminho para uma paz duradoira no país”, disse Verónica Macamo, em declarações a jornalistas em Maputo.

Ela assinalou que o país deve empenhar-se no cumprimento do acordo, destacando a necessidade do desarmamento do braço militar da Renamo para a manutenção da estabilidade no país.

“Não basta só assinar acordos, é necessário implementar, mas acredito que os aspectos sobre a desmobilização e integração nas várias entidades do Estado do braço armado da Renamo é um bom caminho para que haja paz efectiva”, acrescentou.

Na segunda-feira, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, e o coordenador interino da Renamo, Ossufo Momade, assinaram um memorando sobre a desmilitarização do braço armado do principal partido da oposição.

Numa declaração à Nação, na segunda-feira, Nyusi anunciou que dentro de dias serão divulgados os passos seguintes do processo, mas sem avançar detalhes.

Além do desarmamento e integração dos homens do braço armado do maior partido da oposição nas Forças Armadas e na Polícia, a agenda negocial entre o Governo e a Renamo envolvia também a descentralização do poder, ponto já ultrapassado com a revisão da Constituição, em Julho último.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction