Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Tete, está a capacitar um grupo de 670 agentes da corporação que serão afectos aos quatro municípios que no dia 10 de Outubro próximo acolherão as quintas eleições autárquicas.

Paralelamente, decorre a formação de todos os membros do colectivo de direcção dos comandos provinciais, incluindo os chefes das operações da PRM, nomeadamente, a cidade de Tete, as vilas de Moatize, Ulónguè e Nhamayábuè.

A formação inclui matérias sobre legislação eleitoral, código de conduta da Polícia durante o processo eleitoral, com maior incidência para a fase da campanha eleitoral, e votação.
Segundo o director da Ordem e Segurança Públicas em Tete, João Nhanombe, a formação tem por objectivo assegurar que os agentes envolvidos garantam uma protecção eficaz aos partidos políticos, eleitores, observadores, jornalistas e outros intervenientes no processo.

“Estamos a formar os agentes que serão destacados para a nobre missão de garantir a segurança de todos os intervenientes no processo de votação, que começa com a campanha eleitoral, já no dia 25 deste mês”, explicou Nhanombe, num breve contacto com a imprensa.

“O Comando-Geral da PRM decidiu submeter os seus agentes a uma capacitação para que actuem com profissionalismo, daí que a nossa palavra de ordem é “tolerância zero a todo o polícia que agir fora das normas”, advertiu.

Segundo Nhanombe, a capacitação também visa garantir que o processo eleitoral decorra num clima onde a PRM esteja livre de influência de qualquer formação política.
“A Polícia deve posicionar-se como Estado, que tem por finalidade arbitrar os conflitos que possam surgir no ambiente eleitoral, como este que já está na sua derradeira fase”, sublinhou.
“O agente da Polícia deve ter conhecimentos suficientes e profundos sobre aquilo que deve fazer para garantir a coordenação das diferentes forças políticas e grupos de cidadãos que participam no processo eleitoral”, explicou Nhanombe.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction