Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}

 

A POLÍCIA não vai tolerar a permanência de eleitores à boca das urnas no dia da votação. A advertência é do comandante-geral da PRM, Bernardino Rafael.

 

 

Rafael reagia em forma de repreensão ao delegado do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na Zambézia, que disse que os simpatizantes do seu partido vão votar e permanecer nas assembleias de voto, supostamente para controlar e fazer contagem paralela, porque os adversários na corrida podem engendrar fraude.  

 

 

Segundo Bernardino Rafael, a lei não permite a presença de pessoas estranhas na assembleia de voto, fora dos credenciados para fazer a contagem dos votos, nomeadamente os membros das assembleias de voto.  

 

 

“Depois de votar, cada um vá para casa e acompanhe os resultados pelos órgãos de comunicação social, que estarão a informar tudo o que se passa. Ninguém está autorizado a permanecer nas assembleias de voto após a votação, porque é ilegal”, explicou.

 

 

Para o chefe da Polícia, uma das formas de evitar violência eleitoral é a obediência à lei, acatando as instruções das autoridades pois, de contrário, a PRM não vai tolerar qualquer manifestação que ponha em causa a ordem e segurança públicas.

 

 

Por outro lado, Bernardino Rafael apelou a todos os cabeças-de-lista e os seus mandatários para terem domínio profundo do pacote eleitoral, como forma de suprir lacunas e melhorar a interpretação do processo.

 

 

“Dominem todos os instrumentos legais para não culparem a Polícia pelo insucesso nas eleições. Responsabilizem pessoas idóneas para estar à frente dos vossos manifestos. Não queremos dirigentes políticos a incitar a violência, usando até crianças. Evitem pronunciamentos que instiguem à violência”, exortou.

 

 

O comandante-geral da PRM fez estes pronunciamentos no encontro que manteve esta semana com os cabeças-de-lista na província da Zambézia.

 

 

Candidatos prometem civismo em Nampula

 

 

OS cabeças-de-lista que concorrem nos municípios de Nampula prometem pautar por civismo e urbanidade durante a campanha eleitoral.

 

 

No encontro que mantiveram com o comandante-geral da Polícia, oito candidatos de partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos disseram que tudo farão com os seus apoiantes para que o processo eleitoral não seja marcado por confrontos.

 

 

Para os cabeças-de-lista, o civismo demonstrado tanto pelos munícipes como pelos concorrentes à eleição intercalar de Nampula será observado desde o início da jornada de “caça” ao voto, dia de votação, até à tomada de posse dos vencedores, sobretudo no trabalho com a Polícia

 

 

O comandante-geral da PRM lembrou aos candidatos que “somos todos moçambicanos” e quem vencer as eleições vai dirigir outros compatriotas, daí que “não há razão nenhuma para nos digladiarmos”.

 

 

Bernardino Rafael exortou ainda os concorrentes a confiarem no trabalho da corporação e apartarem-se da mentalidade de sempre evocar fraudes para justificar insucesso eleitoral.  

 

 

“Vamos continuar a mostrar ao mundo que a nossa democracia cresceu, livrando-nos de actos de violência. Vamos fazer uma campanha sem escaramuças, sem destruição de material de propaganda e bens dos outros”, disse.

 

 

A deslocação a Nampula marcou o fim do périplo que Bernardino Rafael efectuou a algumas províncias do país, com o objectivo de interagir com os concorrentes às eleições autárquicas de 10 de Outubro.

 

 

HÉLIO FILIMONE

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction