Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A Corveta Almirante Barroso, da Marinha do Brasil, escala de hoje até ao próximo dia 27 do mês em curso, o Porto de Maputo, numa missão descrita como podendo reforçar os laços de amizade e cooperação entre os governos dos dois países no domínio da Defesa, sobretudo na vertente do intercâmbio na área militar.

Segundo um comunicado a que o Noticias Online teve acesso, o programa da visita prevê vários encontros entre o comandante do navio e as autoridades locais, entre outras actividades a serem coordenadas pela Marinha de Guerra de Moçambique.

Amanha, 25 de Setembro, das 10h00 às 17h00, a Corveta Barroso estará aberta à visitação pública.

Trata-se de um moderno navio Escolta da Marinha do Brasil, construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e com sistemas complexos desenvolvidos no Brasil, capaz de se contrapor a múltiplas ameaças e exercer controlo tático.  O Navio leva o nome Almirante Barroso, Comandante da Esquadra Brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, combate o qual marcou a história naval brasileira e teve o Almirante Barroso como um dos mais notáveis heróis do país.

A Corveta Barroso foi incorporada à Esquadra brasileira em 19 de agosto de 2008, desde então vem realizando diversas missões com outros países, destacando-se a composição da Força Tarefa Marítima da ONU na Missão de Paz do Líbano, a qual cumpriu com êxito sua missão nas duas vezes designadas. Vale ressaltar o resgate dos náufragos no ano de 2015, momento em que o Navio se lançava ao mar rumo ao Líbano.

O Navio possui modernos sensores e armamentos, além de operar com a Aeronave orgânica SuperLynx. Possui 103,4m de comprimento, sistema de propulsão Diesel ou Gás e atinge a velocidade de 30 nós com turbina.

Nesta escala ao Porto de Maputo, a Corveta Barroso traz a primeira remessa de livros doados pela Academia Brasileira de Letras para Moçambique, além de material de Comunicação Social para a divulgação das Forças Armadas Brasileiras com vistas ao incremento da cooperação no âmbito da Defesa, pelo conhecimento mútuo.

O navio acaba de participar da Operação ATLASUR XI entre as Marinhas da África do Sul, do Brasil e do Uruguai e, logo após a escala em Maputo, retorna as águas territoriais sul-africanas, especificamente ao Porto de Simon's Town, onde participará da Operação IBSAMAR, juntamente com as Marinhas da África do Sul e da Índia.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction