Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O deputado e antigo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, volta, hoje quinta-feira, ao tribunal sul-africano de Kempton Park, para o terceiro dia da audição, no âmbito do seu alegado envolvimento em esquemas de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro.

A audição é na sequência das acusações da justiça norte-americana.

No entanto, o ministério público sul-africano se opõe ao pedido de caução, tendo em conta a gravidade das acusações, que pesam sobre Manuel Chang.

O órgão enquadra este pedido de caução no nível cinco, na escala usada para casos que envolvem fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, contudo, a defesa de Manuel Chang exige por seu turno, que o seu constituinte seja retirado deste nível.

“…e depois de muita discussão, o tribunal validou a prisão, tendo em conta que o ministério público insiste em como a prisão do deputado e antigo ministro moçambicano das Finanças foi efectivada dentro da lei. Está ainda em discussão a possibilidade da sua restituição à liberdade provisória, mediante o pagamento de caução”, disse o general Zacarias Cossa, do Alto Comissariado de Moçambique na África do Sul.

Entretanto, a justiça sul-africana considerou válido o mandado internacional de prisão emitido pela justiça norte-americana contra Manuel Chang.

O mandado foi validado pela juíza, Sagra Sunbrauny depois de o ministério público ter reiterado as acusações norte-americanas com vista à prisão e extradição de Manuel Chang para os Estados Unidos da América.

Os advogados de defesa tinham considerado ilegal a prisão de Manuel Chang e exigiam a sua libertação imediata.

Ainda na sessão de ontem quarta-feira, a defesa de Manuel Chang, contestou a reclusão do seu constituinte numa cela comum com mais de vinte reclusos, a maioria dos quais consumidores de estupefacientes.

A contestação, aceite, foi feita em coordenação com os serviços consulares de Moçambique na África do sul.

O antigo ministro moçambicano das Finanças encontra-se detido em Modabi, uma cadeia localizada em Benoni, arredores da cidade de Johannesburg.

(Notícias Online/RM)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction