O GOVERNADOR da província de Maputo, Raimundo Diomba, destacou ontem o empenho da Polícia da República de Moçambique (PRM), que tem alcançado resultados positivos nas suas operações, tendo no ano passado atingido, em termos de resposta, 86 por cento dos casos reportados.

Falando na cerimónia de saudação da corporação pela passagem dos 44 anos da sua criação e dos 20 anos da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), Diomba encorajou os membros da PRM a continuarem a combater o crime para manter a ordem e tranquilidade pública.

As celebrações deste ano têm como lema “44 anos da PRM e 20 anos da ACIPOL: Celebrando o ano Eduardo Mondlane, Persistentes na Prevenção e Combate à Criminalidade e na Formação de Quadros em Ciências e Tecnologia Policiais”, o que se afigura como um desafio para a especialização e capacitação dos efectivos.

O governador saúda a dedicação dos membros da PRM na luta contra o crime, os acidentes de viação, destacando que a província de Maputo acolhe o mais amplo parque industrial do país, o que representa para a corporação um desafio permanente.

Refere que este facto exige dos seus membros total engajamento e compromisso pela causa dos cidadãos, de quem deriva o trabalho que produz a riqueza. Encorajou os esforços de todos os membros no combate ao crime, alertando para uma permanente actualização dos métodos de prevenção e intervenção, tendo em conta que os criminosos tendem a adoptar novas formas de actuação.

“Temos consciência de que estes resultados positivos foram conseguidos em condições adversas,decorrentes das limitaçõesfinanceiras a que o Estado está sujeito. Contudo,queremos exortar a que continuem a empenhar-se de forma enérgica no vosso profissionalismo,com vista a garantir a manutenção da ordem, segurança e tranquilidade pública”, disse Diomba, acrescentando que há necessidade de maior dedicação à protecção da linha de fronteira estatal e ao tratamento dos casos de violência doméstica,que têm registado crescimento nos últimos tempos.

Para Raimundo Diomba, o facto de este aniversário decorrer num ano em que teremos as sextas eleições gerais e quintas das assembleias provinciais, há todo o interesse de teros membros da PRM empenhados na segurança eleitoral, para assegurar que o momento de festa não se transforme em disputa conflituosa dos cidadãos.

Apelou aos agentes envolvidos na protecção e segurança durante o processo para observarem, de forma estrita, a ordem legal,evitando, de igual modo, os incidentes eleitorais.

Manifestou solidariedade do Governo pelos sacrifícios consentidos pelos membros da PRM na defesa dos mais nobres interesses do povo e do Estado, e reconhece os esforços que cada um dos seus membros, em cada ponto da província, realiza para ultrapassar as dificuldades de vária ordem.

Com prova deste reconhecimento, muitos membros estão a ser promovidos aos escalões de oficiais superiores e subalternos, sargentos e outros postos da Polícia, fruto da abnegação e engajamento no cumprimento das diferentes missões que caracterizam da PRM.

Para o governador de Maputo, a dedicação, firmeza, responsabilidade e profissionalismo destes oficiais deve caracterizar as acções de todos os membros, com vista a garantir o melhor sossego da população, que sempre espera melhores serviços da corporação.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction