Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A FRELIMO, na cidade de Maputo, lançou ontem um ciclo de formação de quadros visando a preparação dos militantes para o processo de auscultação e ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Economia

A empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) alcançou, em 2017, um volume de negócios de 2,8 mil milhões de meticais, o que representa um crescimento de 2 por cento, ...

terça, 19 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

DAÚDO Razak é o novo treinador do Chibuto, em substituição de Artur Semedo, que se demitiu na semana passada, alegando indecência no clube, logo após a ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Nacional

OS NÍVEIS de poluição do rio Revuè estão a reduzir consideravelmente nos últimos tempos, o que resulta de uma orientação dada pelo Presidente ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

O EXECUTIVO da província de Tete vai prosseguir com as acções de apoio visando um melhor funcionamento da máquina judicial ao nível da província, segundo garantiu ontem o governador Paulo Auade, durante a cerimónia de abertura do ano judicial.

O dirigente apontou o melhoramento das infra-estruturas e das condições de trabalho, concretamente o apetrechamento e funcionamento dos órgãos judiciais no âmbito do princípio da independência dos órgãos do Estado, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso das instituições deste sector.

“Como Governo, consideramos que a implantação dos órgãos de Administração da Justiça nos distritos contribui para que a justiça seja física, económica e culturalmente acessível aos cidadãos”, disse Paulo Auade.

Para o governante, a crise económica e financeira implicará uma nova demanda para o sector da Administração da Justiça, com o aumento de processos de falência, despedimentos e pedidos de alimentos.

“Igualmente, não nos deixa sossegada a conservação dos nossos recursos naturais, com relatos de actos anti-éticos na sua exploração e exportação”, apontou.

Paulo Auade deu a conhecer que os números apresentados de processos entrados e findos da área comercial demonstram o maior empenho e cometimento da máquina judiciária para resolver os problemas de índole comercial.

As instituições do Estado estão cientes da sua contribuição para que o sector da Justiça, nas suas decisões, seja cada vez mais célere, justo e efectivo em benefício da sociedade moçambicana.

“Queremos congratular os esforços para a implantação dos tribunais judiciais e das delegações do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica em todos os distritos da província”, precisou.

De acordo com o orador, actualmente a sociedade vem enfrentando novos fenómenos criminais, factor que exige novas abordagens integradas, como é o caso do recrudescimento dos actos de violência doméstica, na província e no país.

“Preocupa-nos, também, a vandalização de campas e posterior posse e tráfico de ossadas humanas, e o combate a estes fenómenos só é possível com a aplicação efectiva de medidas alternativas à pena de prisão”, referiu Auade.

Destacou ainda que, para que a justiça seja efectiva, devem concorrer as acções de consciencialização e sensibilização das comunidades sobre a criminalização de certos comportamentos. 

Por seu turno, o juiz-presidente do Tribunal Judicial de Tete, Fernando Pantié, referiu que as instituições ligadas à máquina judiciária ainda deparam com carências acentuadas de meios e recursos para o melhor desempenho das suas actividades, visando tornar a Justiça cada vez mais célere.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction