Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A província de Nampula recenseou, até quinta-feira, último dia do processo, 1.081.490 potenciais eleitores, o que representa 92.37 por cento da meta projectada.

segunda, 21 maio 2018
Leia +

Economia

O Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio do Grupo Banco Mundial, realiza hoje, em Maputo, o lançamento de um estudo do “Doing Business” a nível ...

domingo, 20 maio 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo recebeu e derrotou ontem, no Estádio da Machava, a Liga Desportiva, por 1-0, e alargou a vantagem sobre os concorrentes ao primeiro lugar do ...

domingo, 20 maio 2018
Leia +

Nacional

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) desembolsou 25.7 milhões de meticais (cerca de 429 mil dólares americanos) para a construção de um centro de saúde ...

segunda, 21 maio 2018
Leia +

O DISTRITO de Mocímboa da Praia, passa a contar, a partir dos próximos tempos, com um estabelecimento de ensino superior, facto que poderá garantir não só a formação profissional adequada, mas também sócio-intelectual dos cidadãos daquela região da província de Cabo Delgado, onde mais 70 por cento, dos pouco mais de 100 mil habitantes, são analfabetos.

A iniciativa é da Universidade Católica de Moçambique (UCM), delegação de Pemba, que para o efeito, já construiu na vila de Mocímboa da Praia, uma infraestrutura que irá acomodar os serviços imprescindíveis para funcionamento de uma academia.

O Presidente do Concelho Municipal da Vila de Mocímboa, Fernando Neves, disse ao nosso jornal que, quanto a parte que cabia a edilidade, que era de encontrar espaço para a construção da infraestrutura, foi feita e, segundo ele, «neste momento o imóvel está quase pronto».

Questionado sobre que impacto um estabelecimento de ensino superior poderá trazer para uma região como Mocímboa da Praia, Neves respondeu nos seguintes termos.

«Constitui uma grande honra para o governo Municipal de Mocímboa da Praia, acolher uma universidade no nosso território. Estamos convictos que nos próximos tempos não seremos os mesmos, tanto na maneira de estar, fazer e pensar as coisas».

Segundo ele, a descoberta de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, em Palma, um distrito limítrofe do de Mocímboa da Praia, requer a preparação dos recursos humanos, para os desafios do futuro.

Em Outubro do ano passado, o Bispo de Pemba, Dom Luiz Lisboa, anunciou publicamente na cidade capital provincial de Cabo Delgado, durante a cerimónia solene de graduação de estudantes, que a UCM- Delegação de Pemba, iria abrir uma extensão na vila municipal de Mocímboa da Praia, para leccionar vários cursos presenciais e à distância.

A UCM-delegação de Pemba leciona os cursos de licenciatura em Administração Pública, Contabilidade e Auditoria, Economia e Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo e Hotelaria e Turismo, Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Gestão e Administração Educacional, Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo, Tecnologias da Informação.

Assane Issa

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction