O RIO Mossurize, a sul da província de Manica, vai voltar a ter ponte. Neste momento, segundo o director provincial das Obras Públicas e Habitação de Manica, Joaquim Jorge, decorre o processo de levantamento para a elaboração do projecto da construção da infra-estrutura, que vai ser erguida no lugar onde outra foi destruída pelas enxurradas há mais de 10 anos.

A construção da ponte sobre aquele curso de água, que em tempo chuvoso isola o distrito de Mossurize, na sua ligação com o vizinho Machaze, consta das prioridades e perspectivas do Governo de Manica para o próximo ano de 2017, na área das infra-estruturas públicas.

Embora não tenha avançado datas e a fonte do financiamento, Joaquim Jorge afirmou que o projecto encontra maior ênfase, devido ao facto de o assunto ter sido apresentado ao Presidente da República, Filipe Nyusi, na sua recente visita de trabalho ao distrito de Mossurize.

A população de Mossurize, sul da província de Manica, pediu ao Presidente da República, Filipe Nyusi, a construção de uma ponte sobre o rio Mossurize, após que a então existente, metálica, foi arrastada pelas águas pluviais há mais de uma década, facto que em tempo chuvoso tem condicionado a comunicação rodoviária entre aquele distrito e o vizinho de Machaze.

Em mensagem apresentada ao Chefe do Estado pela residente Elisa Firmino, a população de Mossurize defendeu que a ponte irá galvanizar o desenvolvimento do distrito e resolver de uma vez por todas os problemas de ligação com Machaze durante o tempo chuvoso, altura em que o caudal do rio soube, dificultando a travessia de pessoas e bens.

Devido à falta da referida infra-estrutura, segundo argumentaram, as populações recorrem a canoas, sendo frequentes casos de naufrágios e arrastamento de elementos da população pela corrente das águas pluviais.

Respondendo às preocupações das populações, o Presidente da República disse que todas elas são prioridade do seu Governo. “Estamos a trabalhar para resolver estes problemas e trazer energia da rede nacional a sede distrital. Os trabalhos estão em curso. Mais dia, menos dia, a energia vai chegar aqui em Espungabera”, garantiu o Chefe do Estado.

Com efeito, Joaquim Jorge disse que o Governo está neste momento à procura de financiamento, não só para esta obra, como também para a ponte sobre o rio Save, e a estrada que vai ligar Machaze a Massangena, servindo assim de via alternativa e de corta-mato para a ligação centro-sul.

Também inserido nas prioridades do Governo de Manica, aquele dirigente lembrou constar do plano de investimentos públicos no sector viário, a conclusão do processo de reabilitação da estrada regional que liga Dombe a Chitausse, nas províncias de Manica e Sofala, num troco de aproximadamente 45 quilómetros.

Um pequeno troco da referida rodovia, foi recentemente asfaltada no âmbito do projecto de reabilitação e ampliação da estrada nacional 260, que estabelece ligação entre a cidade de Chimoio e a vila fronteiriça de Espungabera, sede distrital de Mossurize.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,16 61,29
ZAR 4,58 4,67
EUR 68,75 70,04

17.07.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

MUITOS dos que na sua rotina diária passam pela zona onde perfilavam barracas ...
2017-07-24 07:25:15
DEU para ver, numa das sextas-feiras, pouco depois das 21.00 horas, em plena Avenida ...
2017-07-24 07:23:34
ENQUANTO muitos debatem a opinião do Chefe do Estado moçambicano sobre ...
2017-07-21 23:30:00
O FUTEBOL é um dos desportos mais “cabeça dura” que ...
2017-07-21 23:30:00
HÁ dias o académico José Diquissone Tole, também ...
2017-07-21 23:30:00