Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

O Hospital Provincial de Inhambane está a registar um défice de “stock” de sangue para o atendimento de casos que necessitam de uma transfusão deste líquido vital para salvar vidas humanas, sendo que para o seu melhor funcionamento esta unidade hospitalar necessita entre 40 e 60 unidades.

Na sequência do facto, o médico-chefe na Direcção Provincial de Saúde, Stélio Tembe, lançou na semana passada um vigoroso apelo a todas as forças vivas da sociedade para se dirigirem às unidades sanitárias para doarem sangue para suprir a gritante falta que se verifica.

“Neste momento, o Hospital Provincial de Inhambane só tem 15 unidades de sangue, muito pouco para as necessidades de uma unidade hospitalar como esta, daí que apelamos às pessoas de boa vontade para abraçarem esta causa humanitária. Podem doar sangue não só no hospital provincial, como também nos hospitais rurais e centros de Saúde”, apelou Stélio Tembe.

Entretanto, o Centro de Formação de Quadros de Saúde de nível médio graduou, na última sexta-feira, 130 profissionais das áreas de Saúde Materno Infantil, Farmácia, Laboratório e Enfermagem Geral.

No acto da entrega dos respectivos diplomas, o secretário permanente provincial, Ricardo Nhacoongue, apelou aos graduados para, no exercício das suas funções, porem em prática os ensinamentos que receberam durante a formação.

Nhacoongue recordou aos profissionais para não perderem tempo com as redes sociais em pleno tempo de trabalho, enquanto os pacientes necessitam de atendimento. Pediu aos pais e encarregados de educação para prestar maior apoio aos graduados, evitando ficar muito tempo ao telefone em detrimento dos pacientes.

“Ser agente de Saúde é uma responsabilidade enorme, estamos no momento de resgate da humanização no atendimento nas nossas unidades sanitárias, queremos que engrenem neste processo, tratando como recomendam as normas todos pacientes que juraram servi-los fielmente”, disse Nhaccongue.

Disse igualmente para aceitarem as afectações em qualquer ponto do país porque, em todo lado, há pessoas que necessitam de serviços de Saúde.

“Não queremos amanhã receber reclamação de transferência depois da vossa colocação. Vão estar ao serviço do povo em todo o lado, aliás, foi o que acabaram de jurar aqui”, indicou secretário a permanente da província de Inhambane.

VICTORINO XAVIER

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction