O Hospital Provincial de Inhambane está a registar um défice de “stock” de sangue para o atendimento de casos que necessitam de uma transfusão deste líquido vital para salvar vidas humanas, sendo que para o seu melhor funcionamento esta unidade hospitalar necessita entre 40 e 60 unidades.

Na sequência do facto, o médico-chefe na Direcção Provincial de Saúde, Stélio Tembe, lançou na semana passada um vigoroso apelo a todas as forças vivas da sociedade para se dirigirem às unidades sanitárias para doarem sangue para suprir a gritante falta que se verifica.

“Neste momento, o Hospital Provincial de Inhambane só tem 15 unidades de sangue, muito pouco para as necessidades de uma unidade hospitalar como esta, daí que apelamos às pessoas de boa vontade para abraçarem esta causa humanitária. Podem doar sangue não só no hospital provincial, como também nos hospitais rurais e centros de Saúde”, apelou Stélio Tembe.

Entretanto, o Centro de Formação de Quadros de Saúde de nível médio graduou, na última sexta-feira, 130 profissionais das áreas de Saúde Materno Infantil, Farmácia, Laboratório e Enfermagem Geral.

No acto da entrega dos respectivos diplomas, o secretário permanente provincial, Ricardo Nhacoongue, apelou aos graduados para, no exercício das suas funções, porem em prática os ensinamentos que receberam durante a formação.

Nhacoongue recordou aos profissionais para não perderem tempo com as redes sociais em pleno tempo de trabalho, enquanto os pacientes necessitam de atendimento. Pediu aos pais e encarregados de educação para prestar maior apoio aos graduados, evitando ficar muito tempo ao telefone em detrimento dos pacientes.

“Ser agente de Saúde é uma responsabilidade enorme, estamos no momento de resgate da humanização no atendimento nas nossas unidades sanitárias, queremos que engrenem neste processo, tratando como recomendam as normas todos pacientes que juraram servi-los fielmente”, disse Nhaccongue.

Disse igualmente para aceitarem as afectações em qualquer ponto do país porque, em todo lado, há pessoas que necessitam de serviços de Saúde.

“Não queremos amanhã receber reclamação de transferência depois da vossa colocação. Vão estar ao serviço do povo em todo o lado, aliás, foi o que acabaram de jurar aqui”, indicou secretário a permanente da província de Inhambane.

VICTORINO XAVIER

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,29 61,43
ZAR 4,28 4,36
EUR 70,24 71,57

06.11.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

NA minha permanente nostalgia da infância, lembro-me que era costume a ...
2017-11-17 23:30:00
ELE não estará na cerimónia. A irmã mais nova ...
2017-11-17 23:30:00
CONTA-SE que no último dia de um certo ano lectivo, algures numa escola ...
2017-11-17 23:30:00
ISTO tudo parece um filme com legendas surpreendentes. Sou sempre encontrado em ...
2017-11-16 23:30:00
TODOS os anos, por estas alturas, soa, tristemente, a mesma lenga-lenga. O que ...
2017-11-16 23:30:00