Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Pelomenos 60.5 milhões de dólares norte-americanos estão neste momento a ser investidos na melhoria da qualidade da energia eléctrica nas províncias de Maputo, Manica, Tete e Cabo Delgado.

Em quase todos os pontos, os trabalhos incluem a expansão das redes de transporte e distribuição do recurso, o que permite a ligação de novos consumidores, de acordo com Electricidade de Moçambique (EDM).

Alberto Banze, director-geral de distribuição nesta empresa pública, garantiu que embora as obras estejam ainda em curso, os clientes começam a sentir as mudanças.

Ao nível da província de Maputo decorre um projecto de reforço da rede avaliado em 25 milhões de dólares norte-americanos, que consiste na construção de 42 quilómetros de linhas de média tensão, 164 quilómetros de baixa e instalação de 146 postos de transformação.

Na Matola, as operações abrangem os bairros de expansão, como Muhalaze, Boquisso e Mali, onde serão ligados, ainda este ano, cerca de 50 mil novas instalações, com destaque para residências.

Foram já montados cinco quilómetros de linha de média tensão e 20 quilómetros de baixa no Boquisso e Mali, segundo a fonte, havendo movimentos para a celebração de contractos e ligações.

Do lado da cidade de Maputo, Banze destacou a finalização da construção da subestação número 11 no bairro da Costa do Sol, junto à Estrada Circular. A infra-estrutura tem capacidade de 30 mega volts ampere (MVA) e vai abastecer aquela zona, que regista uma explosão de crescimento, bem como Albazine, Magoanine e Zimpeto. Vai incluir Guava, Mateque e Jafar que pertencem a Marracuene.

Banze disse também que a EDM acaba de reconstruir a linha Infulene-Boane, uma operação que visava conferir segurança e fiabilidade no transporte da corrente para este distrito.

Está também concluída a construção da subestação de Khongolote, com a qual se conta para a expansão da energia para bairros da Matola, que há anos clamam pelo recurso.     

Questionado sobre o impacto destas obras, a fonte disse que vão minimizar as queixas dos cidadãos ainda não abrangidos e de baixa qualidade por parte dos que já estão da rede.

Contudo, acrescentou que os ganhos só serão duradouros se os beneficiários garantirem a segurança das infra-estruturas e combaterem implacavelmente as ligações clandestinas e roubos de energia.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction