Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O SENEGAL adiou o apuramento aos oitavos-de-final do Campeonato de Mundo de Futebol Rússia-2018 para a última jornada ao empatar, ontem, com o Japão (2-2) no jogo do Grupo H no ...

segunda, 25 junho 2018
Leia +

Nacional

OS distritos da província de Maputo passarão a receber medicamentos a tempo e a hora a partir de Outubro próximo. O facto foi tornado público recentemente pela ...

segunda, 25 junho 2018
Leia +

A falta de dejectos de gado bovino na região do posto administrativo de Bilibiza, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, está a condicionar a prossecução do projecto de produção de gás metano e fertilizantes na base deste tipo de excrementos para uso doméstico e produção de hortícolas, respectivamente.

A nossa Reportagem soube do director executivo da empresa implementadora da referida iniciativa, a GSB, Bashir Afonso, que os dejectos animais que foram usados durante o ensaio do projecto eram adquiridos a uma distância de 30 quilómetros, situação que estrangulou o entusiasmo, em virtude das limitações financeiras para suportar a referida rubrica.

“Para realizar as experiências era necessário percorrer uma distância de 30 quilómetros para encontrar dejectos de gado bovino, uma das matérias-primas para os biodigestores e, como não dispomos de fundos, fazer este trajecto tornou-se, em pouco tempo, insustentável. A alternativa seria aquisição de cinco cabeças de gado bovino (4 fêmeas e 1 macho), para ter o inócuo por perto para continuar com as experiências” - frisou Afonso.

A GSB esteve, nos últimos três anos, a desenvolver a experiência de produção de biogás com recurso a dejectos de animais e humanos para diversos fins.

Com efeito, através de três biodigestores (estruturas projectadas e construídas de modo a produzir a degradação da biomassa residual sem que haja qualquer tipo de contacto com o ar) na base tambor de plástico de 250 litros, onde a matéria-prima usada foi o dejecto de gabo bovino, um outro quadrangular, de blocos de cimento, que igualmente tinha como matéria-prima o dejecto de gado bovino e um último circular feito de blocos de cimento, construído em substituição de uma latrina melhorada e cuja matéria-prima foi dejectos humanos, os mesmos mostraram resultados satisfatórios.

Contudo, para além do facto do biogás produzido na base de dejectos humanos ter encontrado resistência de assimilação por parte da população, devido a factores socioculturais e a crise de excremento de animais, a prossecução do projecto foi, igualmente, afectado pela falta de fogões adaptados àquela fonte de energia feito no mercado local.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction