Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

A EMPRESA Hidráulica do Chókwè (HICEP), em Gaza, está a trabalhar numa área de mais de 100 hectares na produção de diversas culturas, com destaque para o milho, feijão vulgar e batata-doce, naquilo que constitui o arranque da implementação do seu programa de sustentabilidade.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Soares Xerinda, trata-se de uma iniciativa cuja implementação arrancou na presente campanha agrícola, devendo, de forma gradual, abranger uma área de 500 hectares até a próxima temporada. O programa envolve operações culturais nos campos de Nwachicoloane, Conhane e Chilembene, zonas escolhidas para o arranque desta nova experiência, com a atenção especial centrada na produção da semente do arroz.

A decisão, segundo disse, visa inverter o actual défice da semente do arroz de forma a permitir que nos próximos tempos esta deixe de ser importada e poupar-se divisas.

Ainda no quadro da busca de alternativas visando a sua sustentabilidade, a HICEP, unidade gestora do maior sistema de irrigação no país, com mais de 30 mil hectares, para além dos trabalhos de produção em campos agrícolas, está num estágio avançado da busca de parcerias para tornar a empresa mais sustentável.

É dentro deste quadro que procedeu à aquisição da antiga fábrica de processamento do arroz, localizada na cidade do Chókwè - a MIA - cuja passagem para a empresa se encontra num processo bastante avançado, conforme garantias dadas por Soares Xirinda.

“Aqui, para além da participação accionária do sector privado, há um compromisso de prover custos operacionais para a produção de matéria-prima para a laboração da fábrica, estando prevista, na primeira fase, a produção de sete mil toneladas de arroz, o correspondente a aproximadamente um terço da capacidade instalada”, disse o Presidente do Conselho de Administração do HICEP.

Com a passagem da MIA para as mãos da HICEP, a ex-unidade de processamento de arroz vai passar a denominar-se Limpopo Indústrias Alimentares.

Para garantir o “stock” necessário à laboração plena da unidade, a HICEP vai trabalhar numa área de três mil hectares, produzindo em moldes que privilegiem as novas tecnologias já ensaiadas com sucesso no regadio, as quais garantem a obtenção de seis a dez toneladas de arroz por hectare.

No quadro da implementação do programa visando garantir a sustentabilidade da empresa, a Reportagem do “Notícias” esteve recentemente nos campos agrícolas de Nwachicoloane, Conhane e Chilembene, onde testemunhou a entrega de todo o pessoal envolvido, apesar da interferência negativa dos ratos que estão a invadir os campos das culturas de milho e feijão.

Virgílio Bambo

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction