Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A COMISSÃO Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a analisar o caso de quatro cidadãos na lista de candidatos às eleições ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Economia

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique anunciou, recentemente, a criação de uma equipa que vai fazer um estudo para avaliar a possibilidade da redução do ...

quinta, 16 agosto 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

UM misto de celebração e de projecção para o “Mundial” é o estado de espírito que neste momento ladeia as basquetistas nacionais de Sub-18, que ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Nacional

PERTO de 66 mil agregados familiares e 5984 eventos vitais, entres eles gravidezes e óbitos, foram registados desde o início da recolha de dados, em Março, no quadro do Sistema ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

CERCA de 14 mil pessoas, na sua maioria idosos, beneficiam, este ano, em seis distritos da província de Manica, do Programa de Acção Social Produtiva, um projecto financiado pelo Banco Mundial, que, para o efeito, desembolsou 62 milhões de meticais.

Trata-se de um projecto que está a ser implementado nos distritos de Macate, Gondola, Vanduzi, Sussundenga, Machaze e Mossurize, conforme foi dado a conhecer há dias, na localidade de Sambassoca, no posto administrativo de Save, durante a cerimónia de lançamento do programa.

O delegado do Instituto Nacional de Acção Social (INAS) em Chimoio, Armando Tangai, disse no acto que o dinheiro desembolsado vai ser aplicado na abertura das vias de acesso, limpeza nos hospitais, construção de casas de mãe-espera nas unidades sanitárias e no pagamento de subsídios aos beneficiários que vão receber, mensalmente, 650 meticais.

Aos beneficiários do programa, de acordo com a fonte, foram alocados materiais a serem usados nestas empreitadas, nomeadamente enxadas, picaretas, catanas e vassouras. Para o caso de construção de casas de mãe-espera ao nível das unidades hospitalares, os envolvidos deverão fabricar e queimar tijolos, cabendo ao INAS comparticipar com chapas de cobertura e cimento.

Com a duração de quatro meses, cujo término está previsto para Novembro próximo, os participantes deverão, durante este período, desenvolver acções que permitam o desenvolvimento dos seus distritos e garantir que, com a renda proveniente do seu envolvimento nos trabalhos do programa, possam suprir as suas necessidades básicas.

O delegado do INAS em Chimoio explicou que os participantes terão quatro horas de trabalho diários para permitir que nas restantes horas do dia possam se ocupar em outras actividades socialmente úteis, tais como a agricultura, pastagem de gado, trabalhos domésticos, entre outros afazeres.

Falando no acto que marcou o lançamento do programa na localidade de Sambassoca, no posto administrativo de Save, o administrador de Machaze, Fernando Samuel, instou os beneficiários para se aplicarem com afinco ao trabalho de modo a ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento do distrito. Indicou que a iniciativa constitui uma das plataformas encontradas pelo governo para ajudar as populações carenciadas.

Apesar de reconhecer serem exíguos os recursos disponibilizados, o governante considerou que os valores podem, de alguma forma, colmatar algumas das necessidades básicas dos beneficiários do programa.

O INAS, Delegação de Chimoio, assiste oito dos 12 distritos da província de Manica, nomeadamente Macate, Gondola, Vanduzi, Sussundenga, Machaze, Mossurize, Manica e Chimoio, onde, para além deste programa de Acção Social Produtiva, ajuda 22.458 pessoas com o Subsídio Social Básico, 1.350 com o Apoio Social Directo e 271 com o Serviço Social de Acção Social.

Para além de Chimoio, o INAS funciona com uma delegação em Báruè e com sede em Catandica que assiste os distritos de Báruè, Macossa, Guro e Tambara.

VICTOR MACHIRICA

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction