A MECANIZAÇÃO agrícola, através da criação de parques de máquinas e da utilização da tracção animal e expansão dos serviços de assistência técnica, está a impulsionar o desempenho do sector ao nível da província de Manica.

Com efeito, de ano para ano e de campanha em campanha o sector da Agricultura está a registar um crescimento assinalável, com impacto bastante positivo na produção e produtividade agrária e na melhoria da dieta alimentar e qualidade da vida das população.

O chefe do Departamento de Agricultura e Silvicultura na direcção provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, Zacarias Muzaja, que falava no último sábado, em Vanduzi, no decurso de uma visita que efectuou ao parque de máquinas do distrito, anotou que apenas os distritos de Mossurize e Machaze é que ainda não dispõem destes equipamentos.

Depois de referir que esforços estão a ser envidados com vista à disponibilização dos meios aos dois distritos, o nosso interlocutor considerou que desde que a iniciativa foi introduzida na província em 2007 esta está a revolucionar a agricultura que, nos últimos 10 anos, vem registando índices significativos de produção.

A título de exemplo, indicou que na última campanha a mecanização agrícola contribuiu com 77 mil hectares contra 55 mil da safra anterior, num total de um milhão e 234 mil hectares para uma produção estimada em cerca de três milhões e 200 mil toneladas de produtos diversos.

Assim, segundo afirmou, integrado nas acções de impacto em cada campanha, milhares de camponeses foram sendo assistidos pela crescente rede de extensionistas agrários distribuídos um pouco por todos os distritos da província. Referiu que com este exercício a produtividade média por hectare, por exemplo, na cultura de milho saiu dos anteriores 0,9 para 2.3 toneladas.

São apontados, entre os factores determinantes que intervêm no aumento da produção e produtividade, a existência de regadios, o uso de sementes melhoradas, a provisão de insumos de qualidade, a introdução de variedades melhoradas, a assistência técnica, o maneio integrado da fertilidade de solos, entre outros serviços disponibilizados pelo sector agrário.

A irrigação e pecuária são dois sectores que igualmente estão a registar crescimento notável e que, nos últimos anos, contribuem para a melhoria do desempenho global do sector agrário, mercê das políticas e estratégias desenhadas pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), em consonância com as iniciativas presidenciais tendentes à redução da dependência das importações, através da melhoria do desempenho da economia nacional com base no aumento da produção e produtividade.

É neste contexto que se pretende, paulatinamente, sair da agricultura de cabo curto, eminentemente de subsistência, para a mecanizada e comercial. Nesta perspectiva, estão disponíveis, em Manica, 267 tractores, dos quais 55 integram os 12 parques de máquinas que funcionam em 10 dos 12 distritos da província. Os restantes 212 tractores são pertencentes ao sector privado e singulares que foram arrolados no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA).

Na componente tracção animal, inserida igualmente no âmbito da mecanização agrícola, a área lavrada aumentou significativamente. Para este efeito, Manica treinou 2054 criadores em técnicas de tracção animal, segundo Jimis Deve, chefe do departamento da Pecuária na direcção provincial de Agricultura e Segurança Alimentar.

Com este trabalho, os criadores passaram a usar várias cabeças de gado bovino na tracção animal, o que aumentou a sua produção e produtividade e reduziu o esforço físico dos camponeses.

VICTOR MACHIRICA

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos, o Governo do ex- presidente moçambicano, Joaquim ...
2017-10-20 23:30:00
MAIS um linchamento ocorreu ao princípio desta semana na cidade da Beira, ...
2017-10-20 23:30:00
TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou ...
2017-10-20 23:30:00
MOCÍMBOA da Praia, na província de Cabo Delgado, está desde ...
2017-10-19 23:30:00
Passam cerca de duas semanas que contei a história onde o personagem ...
2017-10-19 23:30:00