Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A Assembleia da República (AR) inicia amanhã a sua sessão extraordinária, adiada desde Junho, para discutir nova legislação eleitoral. Na semana ...

terça, 17 julho 2018
Leia +

Economia

O Afreximbank está a fazer um estudo sobre a economia de Moçambique, para depois definir em que áreas e com que montantes vai ajudar, disse à Lusa o director do ...

segunda, 16 julho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A SELECÇÃO francesa de futebol, campeã mundial pela segunda vez na história, chegou na tarde de ontem a Paris, onde foi recebida em festa, tendo em seguida desfilado na ...

terça, 17 julho 2018
Leia +

Nacional

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, exige maior rigor na contratação de mão-de-obra estrangeira no país. Diogo falava, ...

terça, 17 julho 2018
Leia +

A electrificaçãodas novas sedes distritais deverá ser concluída até ao primeiro semestre do próximo ano, estando já garantidos os cerca de 18 milhões de dólares norte-americanos que a Electricidade de Moçambique (EDM) precisa para o efeito.

A garantia foi dada há dias no distrito de Derre, na Zambézia, por Mateus Magala, presidente do Conselho de Administração da EDM, acrescentando que a ligação à rede nacional de energia eléctrica vai viabilizar projectos de desenvolvimento e maximizar a exploração de recursos existentes.

Magala exortou a população e os investidores a explorarem, ao máximo, a energia eléctrica e gerar transformações sociais e económicas que o recurso permite. Dirigindo-se aos residentes de Derre, Luabo e Gúruè, o gestor da EDM disse ser hora de a população pensar na implantação de pequenas, médias e grandes empresas para a transformação da matéria-prima em produtos acabados, relançar o turismo e demais actividades que possam desenvolver a província da Zambézia.

De acordo com Magala, que visitou os projectos em curso na Zambézia, a EDM está a investir 1.5 milhão de dólares na electrificação de Derre, no Vale do Zambeze. Mais de três mil pessoas terão energia eléctrica neste distrito, podendo ainda beneficiar as instituições públicas, como escolas, unidades sanitárias, entre outras. 

“Temos de estar preparados para quando a energia chegar sabermos como tirar proveito para o nosso desenvolvimento”, disse, acrescentando que a empresa está a mobilizar recursos para a melhorar a sua qualidade.

Já no Gúruè, Magala prometeu melhorar a qualidade de energia, dado o nível de investimentos em empreendimentos fabris. Nos últimos cinco anos, mais de 150 milhões de dólares foram investimentos no agro-processamento, negócios e serviços, havendo queixas sobre a qualidade de energia.

Entretanto, o responsável afirmou também que a EDM está a trabalhar no sentido de saldar a dívida que tem com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa. O valor, estimado em cerca de 90 milhões de dólares, deveria ter sido pago no ano passado.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction