Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O SENEGAL adiou o apuramento aos oitavos-de-final do Campeonato de Mundo de Futebol Rússia-2018 para a última jornada ao empatar, ontem, com o Japão (2-2) no jogo do Grupo H no ...

segunda, 25 junho 2018
Leia +

Nacional

OS distritos da província de Maputo passarão a receber medicamentos a tempo e a hora a partir de Outubro próximo. O facto foi tornado público recentemente pela ...

segunda, 25 junho 2018
Leia +

A DIRECÇÃO Provincial dos Recursos Minerais e Energia (DIPREME), em Cabo Delgado, confirma a entrada da companhia Suni Resources SA, subsidiária do grupo Baterry Mineral Group, da Austrália, no negócio de exploração de grafite, desta feita no distrito de Montepuez, elevando para quatro o número de empresas que actualmente participam do processo de prospecção e exploração daquele minério.

Com efeito, para além da Suni Resources SA, está em Cabo Delgado a GK Ancuabe Graphite Mine SA, uma subsidiária da AMG Advanced Metalurgical Group, que explora aquele minério em Ancuabe, a Twigg Exploration and Mining Limitada, subsidiária da Syrah Resources, que a partir deste trimestre poderá iniciar as actividades no distrito de Balama, e a Grafex Lda, subsidiária da Triton Mineral Lmited, que ainda está na fase pré-viabilidade ambiental e que, segundo o cronograma da empresa, poderá iniciar actividades em 2019.

Segundo apurámos do director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Cabo Delgado, Ramiro Nguiraze, as pesquisas feitas pela Suni Resources SA, na área de licença (numa extensão de 12.500 hectares), demostraram a existência de grandes quantidades de grafite.

“Neste momento falta apenas a quantificação dos jazigos, tempo útil de vida da mina, entre outras informações técnicas que, posteriormente, vão determinar aquilo que será o volume anual de produção e as necessidades em termos de mão-de-obra”, explicou Nguiraze.

A concessão da Suni Resources SA fica localizada no distrito de Montepuez, na região de Mirate, próximo dos depósitos de grafite da Syrah Resources.

Na próxima semana, mais concretamente nos dias 27 e 28 de Setembro, aquela empresa promove, no distrito de Montepuez, mais concretamente na sede do distrito e comunidade de Nquenene, reuniões de consulta pública de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (AIAS), que terá a participação das comunidades, membros do Governo do distrito, das organizações da sociedade civil, entre outros interessados.

Entre outras implicações negativas, embora se garanta serem mitigáveis, decorrentes da implementação do projecto, constantes do resumo técnico de AIAS realizado por uma empresa de consultoria contratada para o efeito, consta o relacionado com o fluxo de água do rio Messalo, principal fonte de captação do precioso líquido, imprescindível para funcionamento de uma unidade de processamento de grafite, entre outros sobre os recursos faunísticos.

Assane Issa

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction