O CONSELHO Municipal da Cidade de Pemba está a realizar trabalhos de melhoramento ao longo da Av. Jerónimo Romero, uma das principais rodovias da baixa da capital de Cabo Delgado, com recurso ao financiamento do Fundo de Estradas.

As obras, avaliadas em pouco mais de 50 milhões de meticais, poderão fazer regressar o dinamismo das actividades económicas da zona baixa da urbe que, devido ao acentuado estado de degradação da rodovia, levou a que muitos operadores económicos, empresas e algumas instituições estatais se mudassem para os outros pontos da cidade.

Os trabalhos agora em curso consistem na colocação de pavês, numa extensão de 550 metros de comprimento e 2,5 de largura, na construção de um separador central, passeios, para além do sistema de drenagem das águas pluviais.

O vereador de Infra-Estruturas e Obras Municipais no Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Rosário Agostinho, disse que o melhoramento daquela estrada é a materialização de uma das promessas eleitorais do chefe da edilidade local, Tagir Carimo.

Explicou que a execução da obra foi sofrendo adiamentos nos últimos três anos, devido à insuficiência de fundos para a sua execução.

Questionado sobre se o trabalho de melhoramento das vias vai abranger outras estradas urbanas, actualmente, quase intransitáveis devido à sua degradação, Rosário Agostinho respondeu que não será possível por causa da insuficiência de fundos.

De referir que dos 100 quilómetros da rede viária urbana da cidade de Pemba, apenas 32 são transitáveis em todas as épocas do ano.

Este cenário faz com que os munícipes desafiem as autoridades municipais para um maior cometimento na solução do velho problema da falta de reabilitação das estradas urbanas.

Segundo fizemos questão de salientar em ocasiões anteriores, a disputa dos automobilistas pelos únicos pedaços de estradas disponíveis e em óptimas condições de transitabilidade de viaturas durante as suas lides diárias, ocasiona os sistemáticos congestionamentos de tráfego e a falta de observância das mais elementares regras do Código de Estrada.

A pressão pode ser, facilmente, observada em avenidas e ruas como 25 de Setembro, 1.º de Maio (vulgo rua 12), Eduardo Mondlane, para além da Av. General Alberto Chipande, mais conhecida por “portão Wimbe”.

O anúncio da descoberta e, consequentemente, início dos trabalhos técnicos de prospecção das reservas de hidrocarbonetos ao longo da bacia do Rovuma, mais concretamente no distrito de Palma, fez com que a cidade começasse a registar um aumento do parque automóvel, devido ao facto de, maior parte das empresas que trabalham para as multinacionais, como Anadarko e ENH, terem estabelecido as suas bases logísticas e de apoio na cidade de Pemba.

Para além disso, numerosos cidadãos residentes na urbe investiram, seriamente, na aquisição de viaturas particulares, mercê das oportunidades de negócio que as empresas que prestavam serviços às multinacionais ofereceram aos locais, através de arrendamento das suas casas e outras infra-estruturas durante um certo período de tempo, usadas como espaços para habitação, estabelecimento de escritórios, para além de outras fontes de obtenção de capitais.

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