Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A ASSEMBLEIA da República aprovou ontem, por consenso e em definitivo, o Código do Registo Civil e a resolução que ratifica o Tratado sobre o Comércio de Armas.

sexta, 25 maio 2018
Leia +

Economia

PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, testemunhou ontem ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira instituição bancária na ...

quarta, 23 maio 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

TREINADORES e jogadores da Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, pretendem estrear-se no torneio COSAFA com uma vitória contra a sua congénere do ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

Nacional

AS obras de construção da Escola Secundária do Distrito de Zumbu, a primeira deste nível neste ponto da província de Tete, deverão estar concluídas no ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

O GOVERNO está disponível para continuar a apoiar as organizações da sociedade civil na mobilização de fundos para o combate ao HIV/SIDA.

A garantia foi dada recentemente em Maputo, num encontro de auscultação entre as organizações da sociedade civil que lutam contra o HIV/SIDA no país e o Conselho Nacional de Combate à Sida (CNCS).

Trata-se de uma oportunidade que as associações da sociedade civil tiveram para fazer uma concertação estratégica com o CNCS, de modo a que as suas actividades pudessem estar ao mesmo ritmo, a partir das orientações que o Presidente da República deu no dia 1 de Dezembro, na reunião alargada do CNCS, sobre a necessidade de dar visibilidade às actividades comunitárias.

Rui Maquene, porta-voz da plataforma da sociedade civil para a saúde e direitos humanos, disse ao “Notícias” que foi dissipada a visão que alguns agentes do Governo têm sobre as organizações da sociedade civil.

“Renovado o compromisso, estamos felizes porque ficou claro que não há inimigos, estamos todos em paz; estamos todos na mesma causa, queremos defender a saúde dos moçambicanos. Esperamos que o CNCS, junto com as organizações da sociedade civil, colmate principalmente a questão do acesso aos fundos”, realçou o activista.

Por sua vez, Benedito Ngomane, do Conselho Nacional do Combate à SIDA, disse que o maior ganho da reunião foi a reactivação das actividades, “embora o grande problema de tudo sejam os custos financeiros, uma vez que ainda continua a problemática de financiar a resposta na área da prevenção. A maioria das organizações da sociedade civil trabalha na área da prevenção e de cuidados”, proferiu.

A sociedade civil recomenda a reestruturação e eficiência da resposta nacional, cabendo ao CNCS reflectir sobre como interagir com as organizações, de como continuar a mobilizar fundos, como trazer uma abordagem holística sobre o HIV, ligada às áreas da nutrição, defesa dos direitos das pessoas vivendo com o HIV, entre outras acções.

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction