Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A ASSEMBLEIA da República aprovou ontem, por consenso e em definitivo, o Código do Registo Civil e a resolução que ratifica o Tratado sobre o Comércio de Armas.

sexta, 25 maio 2018
Leia +

Economia

PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, testemunhou ontem ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira instituição bancária na ...

quarta, 23 maio 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

TREINADORES e jogadores da Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, pretendem estrear-se no torneio COSAFA com uma vitória contra a sua congénere do ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

Nacional

AS obras de construção da Escola Secundária do Distrito de Zumbu, a primeira deste nível neste ponto da província de Tete, deverão estar concluídas no ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

OS moradores do posto administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane, província de Maputo, manifestaram-se satisfeitos pela entrada em funcionamento da nova maternidade e bloco de consultas no centro de saúde local, para além do funcionamento de quatro gabinetes de consulta. Antes, os residentes daquela área socorriam-se na vila distrital de Boane ou ainda no Hospital Provincial da Matola.

A satisfação foi manifestada, há dias, durante um almoço de confraternização entre as autoridades do posto e as comunidades por ocasião das festividades do Natal e Fim do Ano.

O encontro serviu igualmente para avaliar algumas actividades que estão em curso no posto, como é o caso da abertura de novas vias de acesso, demarcação de talhões, expansão da rede eléctrica e a canalização de água potável.

Na ocasião, manifestaram-se, igualmente, preocupados com a degradação das vias de acesso naquela zona, que se acentua na presente época chuvosa, e apelaram para uma intervenção das autoridades.

No encontro, foi ainda anunciada a entrada em funcionamento, em breve, da fábrica de cabelos de beleza, que poderá proporcionar milhares de postos de emprego, com maior destaque do sexo feminino.

A administradora do distrito de Boane, Teresa Mauaie, reconheceu que a sua direcção tem o desafio de satisfazer as necessidades dos cidadãos, como a melhoria das vias de acesso, expansão da rede eléctrica e água potável para os diferentes bairros residenciais, sobretudo nas áreas em expansão.

De referir que o posto administrativo da Matola é um dos distrito de Boane, que está a conhecer crescimento populacional, assim como de infra-estruturas tanto para habitação, bem como para o comércio.

Entretanto, o distrito de Boane conta a partir deste ano com mais dois gabinetes de consulta de pediatria no Centro de Saúde de Boane, quatro gabinetes de consulta no Centro de Saúde de Beluluane e uma maternidade no Centro de Saúde de Campoane.

A entrada em funcionamento destas unidades permitiu a melhoria do acesso da população aos serviços de saúde, diminuiu também as distância das gestantes à procura dos serviços de saúde.

Num outro desenvolvimento, Teresa Mauaie disse que a rede escolar cresceu na ordem de três por cento. Para o próximo ano lectivo o distrito espera matricular cerca de 6741 novos ingressos da 1.ª classe.

“Construímos sete salas de aulas através das nossas parcerias, totalizando 480 salas de aulas existentes no distrito e ainda necessitamos de mais de 207 salas para fazer face às turmas ao relento e a superlotação dos alunos nas salas”, disse a administradora. 

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction