A HCB não prevê abrir os descarregadores da barragem na presente época chuvosa, a menos que a quantidade de precipitação conduza a níveis aceitáveis de armazenamento de água, ao contrário do que acontece actualmente.  

Gustavo Jessen, hidrologista da HCB, disse ao “Notícias” que, actualmente, o nível de armazenamento de água na albufeira é de acerca de 30 mil milhões de metros cúbicos contra os 52 mil milhões de metros cúbicos da sua capacidade ideal.

Com a abertura de comportas fora de hipótese, as zonas à jusante da Hidroeléctrica da Cahora Bassa poderão estar menos propensos a cheias, embora persistam riscos de inundações devido à precipitação que se faz sentir e aos caudais de alguns afluentes do Zambeze.

A ideia, ao manter fechadas as comportas, é melhorar o encaixe de água na albufeira, cuja cota para a produção de energia está abaixo do desejado em cerca de quatro metros.

 “O nível de água na albufeira está bastante baixo e por isso para medidas de encaixe e contenção, este ano, novamente, não vamos abrir as comportas, salvo em situação, completamente fora de normal que possa ocorrer’’, assegurou Gustavo Jessen.

Baseando-se nas previsões meteorológicas, a fonte indicou que este ano, a precipitação esperada ao longo de toda a bacia do Zambeze, durante os meses de Fevereiro e Março será acima de normal.

Este facto vai contribuir para a recuperação do armazenamento de água suficiente para o melhoramento da qualidade de produção da HCB.

“Neste momento as comportas da barragem da HCB estão fechadas porque a albufeira não tem água suficiente e se usarmos demasiadamente incorrermos em outras situações não agradáveis no empreendimento quer na produção de energia como na segurança do paredão da barragem”, explicou o hidrologista.

Gustavo Jessen admitiu que, em caso de muita chuva e de elevação da capacidade de encaixe na albufeira, a empresa será obrigada a efectuar algumas manobras operacionais que consistirão em descargas consecutivas para se evitar que a água galgue o paredão da barragem.

Caso a seca se prolongue entre os meses de Fevereiro e Março deste ano, o Conselho de Administração da empresa, será obrigada a efectuar uma replanificaçao das suas acções de acordo com a disponibilidade de água.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

LEMBREI-ME ontem das palavras que o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do ...
2018-02-19 00:30:00
DE há alguns meses a esta parte, vem-se falando sobre a possibilidade de a ...
2018-02-19 00:30:00
O PAÍS, de modo particular as zonas norte e centro, está a ser ...
2018-02-17 00:30:00
GLÓRIAMaria, hoje tive a certeza de que a terceira idade é um ...
2018-02-17 00:30:00
DESDE que a 7 de Fevereiro, o mais alto magistrado da nação anunciou, ...
2018-02-16 00:30:00