Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, convida os seus homólogos da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do continente a participarem na 12ª Cimeira ...

domingo, 19 agosto 2018
Leia +

Economia

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique anunciou, recentemente, a criação de uma equipa que vai fazer um estudo para avaliar a possibilidade da redução do ...

quinta, 16 agosto 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O TREINADOR adjunto da União Desportiva de Songo (UDS), Edson Fijamo, defendeu ontem, em entrevista ao "Notícias", que a sua equipa vai encarar o jogo do domingo ...

sábado, 18 agosto 2018
Leia +

Nacional

O Governo está a projectar a construção de uma nova ponte de raiz sobre o rio Save, na província de Inhambane, para substituir a infra-estrutura existente que já ...

domingo, 19 agosto 2018
Leia +

MOÇAMBIQUE deve proteger a sua produção de milho das importações dos países vizinhos e apostar no processamento para dar valor acrescentado à sua produção. Esta observação foi feita por Asa Maria Tham, administradora-geral da empresa de agro-processamento Winnua, localizada no distrito de Mocuba, província da Zambézia, cujo objecto social é a produção, processamento e comercialização da farinha de milho e leite de soja.

Segundo a nossa entrevistada, o distrito de Mocuba, em particular, e a província da Zambézia, no geral, registaram uma produção significativa de milho de qualidade, e os produtores estão a enfrentar dificuldades de mercado para a sua colocação.

Asa Maria Tham diz que a farinha processada e empacotada localmente tem mais qualidade, faltando o trabalho de divulgação no país.

A Winnua está a investir mais de 50 milhões de meticais desde de 2011 para a implantação de um projecto de madeira nobre designada teca, produção e processamento de milho e leite de soja, bastante nutritivo, que está a ser distribuído a mais de dois mil alunos de duas escolas primárias do município de Mocuba, no âmbito da responsabilidade social. Neste momento, segundo ainda Ana Maria Tham, a Winnua tem disponíveis mais de 100 toneladas de milho nos seus armazéns para processamento e comercialização na província da Zambézia.

A cidade de Mocuba é o centro comercial da empresa, estando neste momento a distribuir para Quelimane, Mocuba, Namacurra e Pebane. A empresa tem campos de produção em Lugela, Milange e fábricas de processamento de farinha e leite de soja em Mocuba. Trata-se de fábricas com a mais moderna tecnologia de processamento de cereais e oleaginosas de que o país se pode orgulhar.

A administradora-geral da Winnua insiste que o país deve utilizar as suas matérias-primas, fazer o melhor aproveitamento das condições agro-ecológicas, como água e solos, para produzir e processar.

Dados em nosso poder indicam que a Winnua alcançou o ano passado uma produção de 24 toneladas de soja, numa área de 25 hectares nos distritos de Lugela e Milange.

Winuua significa na língua local crescer, e a nossa entrevistada acredita que projecto de que é socia poderá crescer com mais trabalho e empenho dos seus colaboradores.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction