TUDO a postos para a realização hoje do concerto da Big Band da Universidade de Bruckener, no átrio do município de Maputo, em homenagem a Eduardo Mondlane. Pouco depois da chegada ao país, na tarde de ontem, o líder da banda austríaca, Christian Radovan, manifestou-se expectante por um bom espectáculo na noite de hoje. Leia mais

Comments

Vários casais e pares de namorados ficaram encantados, ontem, na cidade de Maputo, ao longo de dois espectáculos musicais que tinham como cabeças de cartaz artistas do Brasil, República Democrática do Congo (RDC) e Moçambique, no âmbito das celebrações de 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados.

O primeiro show foi promovido pelo Big Brother Entertainment, em parceria com o Restaurante Bom Garfo, e decorreu no Centro Cultural  da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde  actuaram os artistas brasileiros Agnaldo Timoteo e Robson Nolasco e os moçambicanos Guilherme Silva, Arão Litsure, Hortêncio Langa e Sheila Jesuita.

Contrariamente ao que tem sido nota dominante nos últimos anos em eventos do género, em que a camada jovem enche por completo os recintos musicais, desta vez o Centro Cultural Universitário estava quase lotado por casais, adultos, e de terceira idade, alguns acompanhados de seus filhos, ávidos em assistir e ouvir belíssimas vozes e mensagens comoventes de músicas como do romântico Agnaldo Timóteo, já com 54 anos de carreira.

Agnaldo cantou e encantou o público presente por cerca de hora e meia, interpretando fachas musicais de vários albuns conhecidos produzidos ao longo dos seus 54 anos como cantor.

Por sua vez, a dupla Arão Litsure e Hortêncio Langa também deixou a sua marca indelével nos corações dos espectadores, através de canções retratando felicidade e mágoas causadas pelo amor.

O segundo concerto decorreu no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, onde actuou a congolesa M´bilia Bel, no mesmo palco em que evoluíram a Banda Kakana, Madiva Chance e DJ Faya.

 

SAMUEL UAMUSSE

 

 

Comments

SILVA Dunduro, ministro da Cultura e Turismo, está satisfeito com o avanço das obras do Centro Cultural Moçambique-China, do Instituto Confúcio e das novas instalações da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), cuja primeira pedra foi lançada em Maio do ano passado. Leia mais

Comments

A cantora congolesa Mbilia Bel vai cantar hoje no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, por ocasião do Dia dos Namorados, devendo partilhar o palco com a banda Kakana, Madiva Chance e Dj Faya.

Segundo Mito Gulamo, da produção do evento, citado pela Rádio Moçambique, “Mbilia Bel já se encontra em Maputo com a sua banda, que integra uma bailarina/corista e mais três instrumentistas, que estarão em palco durante uma hora e meia.

“São congoleses de origem, radicados em Moçambique. Eles tocam um pouco de tudo, mas a sua especialidade é a música africana, incluindo a moçambicana”.

Nascida em 1959, na República Democrática do Congo, Mbilia Bel já esteve em Moçambique, tendo se tornado sucesso no início dos anos 1980, quando gravou e fez uma digressão com Tabu Ley Rochereau.

Mais tarde fez os seus álbuns a solo e o nascimento do seu primeiro filho levou-a a observar uma pausa.

Entretanto, e depois do seu  último álbum com Tabu Ley, em 1987 ela mudou-se para Paris, onde começou a trabalhar com o guitarrista Ringo Star.

Entre 1989 e 1990 fez uma tournée pelos Estados Unidos, Reino Unido e África Ocidental e, com uma combinação de beleza, soprano angelical e enorme agilidade no palco, M'bilia Bel roubou corações de muitos fãs de música no mundo, em particular em todo o continente africano.

Comments

Dois concertos musicais, alusivos ao Dia dos Namorados, vão juntar artistas do Brasil e de Moçambique no mesmo palco nos dias 14 e 16 de Fevereiro, nas cidades de Maputo e Quelimane, respectivamente.

Trata-se de cantores da música romântica, os brasileiros AgnaldoTimóteo e Robson Nolasco, e dos moçambicanos Guilherme Silva, Roberto Isaías, Hermínio, Banda Kakana, Arão Litsure, Hortêncio Langa, Sheila Jesuíta, Fábio Lisboa e a banda “Os Garimpeiros”.

O evento é promovido pelo Big Brother Entertainment, em parceria com o Restaurante Bom Garfo, e enquadra-se nas celebrações do 14 de Fevereiro, data em que se assinala o Dia de São Valentim, ou simplesmente Dia dos Namorados.

SegundoEvelina Romeuane, coordenadora da produção do referido espectáculo, falando em conferência de imprensa alusiva ao evento, no dia 14 o show vai decorrer noCentro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), cidade de Maputo, com os artistas AgnaldoTimóteo, Robson Nolasco, Guilherme Silva, Roberto Isaías, Arão Litsure, Hortêncio Langa e Sheila Jesuíta.

No sábado, o evento vai acontecer numa tenda a ser montada na Avenida Marginal, próximo da velha catedral em Quelimane, contando com a prestação do elenco do espectáculo anterior, exceptuando os artistas Arão Litsure, Hortêncio Langa e Sheila Jesuíta.

Entretanto, segundo soubemos da organização, em Maputo a festa vai observar três momentos, sendo o primeiro, o jantar a ser servido na tenda ao lado do anfiteatro onde se vai realizar o show; em seguida, vai decorrer o desfile dos artistas em palco; e, por fim, a assinatura de autógrafos e música ao critério do DJ em serviço até ao raiar do sol.

Júlio Sitói, gestor do Big Brother, conhecido na arena cultural por “Julinho”, disse, por sua vez, ainda na mesma conferência de imprensa, que esta é a forma que a sua instituição elegeu para presentear os casais e namorados por ocasião de passagem de  mais um Dia de São Valentim.

 

SAMUEL UAMUSSE

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction