Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

VÃO a enterrar, a 31 deste mês, os restos mortais da cantora norte-americana Aretha Franklin, considerada a rainha do soul. O funeral terá lugar em Detroit, cidade onde a cantora cresceu. Leia mais

Comments

A BANDA musical intitulada Alambique actua em concerto musical, este sábado, no Centro Cultural Universitário, da Universidade Eduardo Mondlane, cidade de Maputo. Segundo Ivan Manhique, um dos integrantes do agrupamento, o Alambique com 34 anos de existência já brilhou no país e fez digressões pelo mundo fora, como, Portugal, Rússia, Dinamarca, Cuba, Suécia e outros, a tocar, cantar e encantar vários públicos de diferentes nacionalidades. Leia mais

Comments

Palestras sobre a história da língua Chuabo, falada em várias partes da província da Zambézia, exposições de artesanatos, artes plásticas, gastronomia e preservação do meio ambiente assinalaram, hoje, o arranque do projecto “Gente da Nossa Terra”, na Associação de Músicos Moçambicanos (AMMO), cidade do Maputo.

Um painel recheado de grandes figuras conhecedoras da cultura da Zambézia palestrou ontem, sobre a história da cultura daquela província, com destaque para a língua chuabo e o seu impacto para os falantes.

No debate referiu-se que os traços natos que a língua chuabo apresenta facultam aos falantes assimilarem melhor a língua portuguesa. Devido a esta boa locução em português dos residentes de Quelimane, a cidade foi apelidada de pequeno Brasil.

Na história da música tradicional zambeziana, mereceram destaque “Niketxe e Nhambaro”, sem ignorar outras que também foram referenciadas. Os músicos como, Eduardo Carimo, o famoso Mussa Rodrigues, banda Tucan Tucan e outros são considerados como referências, quando se fala da música com características tradicionais da Zambézia.

Rui Silva, ambientalista e gestor da empresa Reciclagem e Serviços, Limitada (RS, Lda.) falou no evento, sobre a preservação do meio ambiente.

Destacou a proliferação do lixo e o plástico, os risco que o plástico representa na sociedade e nas espécies marinhas.

O ambientalista informou que algumas espécies marinhas como baleia, tartaruga, golfinho e outros estão em risco de extinção devido à proliferação do plástico nas águas do mar, lagoas, lagos e rios.

Durante a sua explanação apresentou o projecto de reaproveitamento do plástico reciclado, que consiste em produzir azulejos.

Aclarou que o projecto compra e armazena adequadamente o plástico a ser usado no fabrico de azulejo, em colaboração do Conselho Municipal da cidade de Maputo, tendo garantido, ainda que o equipamento para o efeito já está instalado na capital.

Comments

O vencedor do Prémio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, está no Brasil desde segunda-feira para apoiar o ex-presidente Lula da Silva, que está preso por corrupção e já anunciou a sua intenção de se candidatar às eleições presidenciais de Outubro.

Perez Esquivel, um activista argentino de direitos humanos e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1980, pediu a libertação de Lula da Silva, que está a cumprir 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro, depois de ter sido condenado em duas instâncias da Justiça brasileira, o que legalmente o impede de concorrer às eleições para cargos públicos.

“Nós exigimos a liberdade para Lula, ele é um prisioneiro político, e toda essa história que o governo e os juízes fizeram tem como objectivo removê-lo do cenário político”, disse Perez Esquivel à agência de notícias France Presse, em Brasília.

Esquivel deslocou-se ao Centro Cultural de Brasília (CCB), administrado por jesuítas, para visitar sete activistas que estão em greve de fome há duas semanas, para exigir que Lula seja libertado e que as autoridades permitam que concorra às eleições de Outubro.

Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens, arrecadando cerca de um terço das intenções de voto, o dobro de qualquer outro candidato.

Comments

A ASSOCIAÇÃO dos Músicos Moçambicanos acolhe sexta-feira e sábado um concerto musical e uma feira de artesanato e gastronomia, no quadro da promoção do projecto “Gente da Nossa Terra”, cujo objectivo é promover a cultura moçambicana. Leia mais

Comments

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction