Opinião

Politica

O CONSELHO Cristão de Moçambique (CCM) e a Comunidade de Sant’Egídio manifestaram quinta-feira a sua profunda preocupação pela acção dos ...

sábado, 16 fevereiro 2019
Leia +

Nacional

O INSTITUTO Nacional de Meteorologia (INAM) prevê para este domingo a ocorrência de ventos fortes, com velocidade até 70 quilómetros por hora, que poderão agitar o ...

domingo, 17 fevereiro 2019
Leia +

Autárquicas 2018

O PRESIDENTE do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, desafiou ontem o vereador do pelouro de Protecção e Segurança, Manuel Zandamela, a consolidar o ...

quarta, 13 fevereiro 2019
Leia +
Pub
SN

Desporto

A UNIÃO Desportiva do Songo e o Costa do Sol disputam amanhã, às 16:00 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto, a Supertaça Mário Esteves Coluna. Para este ...

sábado, 16 fevereiro 2019
Leia +

Economia

O Director-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, defendeu esta semana, em Maputo, que Moçambique deve apostar na atracção de ...

sábado, 16 fevereiro 2019
Read more

Tecnologias

OInstituto Médio Politécnico (IMEP), adstrito à Universidade Politécnica, vai introduzir, a partir deste ano lectivo, a reforma do Ensino Técnico-Profissional, ...

sábado, 16 fevereiro 2019
Leia +

DECORRE na província de Nampula a III edição do festival de cinema e literatura denominado “Fim do Caminho”.

O evento, que encerra a 22 deste mês, tem lugar na cidade de Nampula, Ilha de Moçambique e no distrito de Mossuril e é organizado pela Fundação Teran, com o financiamento da Embaixada da Noruega e da Milles Morland Foundation.

Dos filmes a serem projectados destaque vai para “Maputo – Etnografia de Uma Cidade Divida”, e “O Grande Hotel”. Da realizadora Fábio Ribeiro, a primeira obra fala sobre a capital do país, espelhando duas realidades distintas dos espaços urbano e suburbano. Na zona urbana destaca a modernidade e no suburbano fala das dificuldades experimentadas pelos habitantes desta área no seu dia-a-dia.

Já o filme “O Grande Hotel”, da realizadora belga Lotte Stoop, conta a história do edifício da cidade Beira, em Sofala, que foi construído com o propósito de ser um majestoso hotel, mas que hoje é habitado por pessoas de poucas posses.

Refira-se que durante o festival o fotojornalista brasileiro Filipe Abreu vai igualmente realizar uma exposição fotográfica sobre o Grande Hotel.

Em Mossuril serão projectados diversos filmes produzidos na província de Nampula e falados em língua Emakhuwa, em salas de cinema improvisadas para o efeito na vila-sede deste distrito, bem como no Museu da Ilha de Moçambique.

Haverá também feiras de artesanato e de outros produtos característicos de Nampula, como M´siro, capulanas multicolores e objectos de adorno.

Na Ilha de Moçambique está projectado um encontro literário, intitulado “Nota de letras ao pôr-do-sol”, que terá lugar no Café Pontão, localizado na Ponte-Cais e em frente ao Museu da Ilha. Nesta tertúlia literária, os amantes das artes e letras terão uma conversa aberta sobre como uma cidade é capaz de inspirar o artista a produção de obras de arte.

 

Entretanto, no quadro desta iniciativa, o campus da Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula, acolheu, sexta-feira, um fórum literário no qual se falou sobre as relações entre a escola, o livro e a leitura. Um outro painel reflectiu sobre o espaço da literatura moçambicana nas indústrias culturais.

O festival “Fim do Caminho” também inclui uma oficina de escrita na qual participarão estudantes da Escola Secundária da Ilha de Moçambique e um workshop sobre cinema, fotografia e comunicação social destinado aos jovens e alunos da Escola Secundária de Mossuril.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction