Cerca de 100 alunos da Vila Artística Dans´Artes estão a preparar a exibição de uma manifestação artística a realizar-se brevemente, no bairro Djonasse, posto administrativo da Matola Rio, no distrito de Boane.

Esta acção é parte integrante do programa “Dança e Artes no Distrito”, que é formação de jovens e adolescentes em matérias ligadas à performance artística, numa iniciativa levada a cabo pela coreógrafa e professora de dança, Maria Helena Pinto, proprietária da vila artística.

Segundo a mentora do projecto, farão igualmente parte da performance final 10 artistas convidados integrados nos seus grupos e que exibirão diversas peças de teatro e música.

A performance englobará 18 números artístico-cénicas, sendo dez coreografias e oito composições musicais, cuja execução e interpretação será feita por alunos que participaram na formação.

Maria Helena Pinto refere que o foco da obra final incidirá sobre aspectos de carácter social, humanística e filosófica, falando ainda sobre aspectos de natureza ambiental e de saúde humana.

“Cada uma das abordagens estará em perfeita concordância com a faixa dos alunos-artistas”, diz a directora-executiva da Vila Artística Dans´Artes, sublinhando que as abordagens temáticas têm como objectivo educar as crianças e despertar nelas um espírito de observação e de reflexão sobre os aspectos ligados ao mundo à sua volta.

“Falaremos ainda sobre aspectos relacionados com a realidade social actual. O objectivo é sensibilizar e inspirar o público para a construção de uma sociedade mais preparada para os desafios de edificação e desenvolvimento de um Moçambique mais humano. Queremos também que os cidadãos estejam conscientes da importância da educação e da arte no país”, explica.

O programa de formação “Dança e Artes no Distrito” conta com apadrinhamento do Ministério da Cultura e Turismo e tem ainda como parceiros as Escolas Primária Completa de Djonasse, a Escola Secundária Nelson Mandela e o Instituto de Formação Técnico-Profissional Armando Emílio Guebuza.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,74 61,93
ZAR 4,59 4,68
EUR 71,31 72,71

21.08.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ muito que não via Hugh Masekela, nem mesmo em espectáculos. ...
2017-08-21 23:30:00
VAI para dois meses e bons dias que nas manhãs não me sento na doce ...
2017-08-21 23:30:00