Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A SITUAÇÃO política, económica, social e cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) domina a reunião do Conselho de Ministros da ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

Economia

A linha aérea Air Botswana assinou um acordo SPA (Special Prorate Agreement) com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), para prolongar a sua rede de rotas, segundo anunciou na ...

sexta, 13 julho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A França é a nova campeã do mundo de futebol. Os gauleses bateram na final do Mundial-2018 a Croácia, por 4-2, partida disputada no Estádio Luzhniki, em Moscovo. ...

domingo, 15 julho 2018
Leia +

Nacional

O Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, recomendou as autoridades sanitárias a encontrar uma estratégia para estancar o roubo de medicamentos nas unidades ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

A FUNDAÇÃO Fernando Leite Couto e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento apresentam, hoje, o livro “Intempéries de amor numa baía adormecida”, na sede da Fundação Couto, em Maputo.

A obra de estreia de Malikezi Wa Tiane será apresentada pelo académico Alberto Mathe.

Mathe revela-nos que em “Intempéries d´Amor”, Malikezi Wa Tiane apresenta-nos uma reflexão do espírito poético que caracteriza o seu autor.

“Não é por acaso que ao percorrer a narrativa, ela flui com a doçura com que se lê um poema. O jogo de palavras estabelece uma harmonia, que combinada com a técnica da descrição,  permite captar a atenção e prender o leitor. Por outro, a brevidade dos textos, associada à tensão narrativa, permite condensar os elementos da narrativa e captar a atenção do leitor do início ao fim”, refere Mathe.

Malikezi Wa Tianeé pseudónimo de Raufo Nito Marta Massique e provém da tradição oral mátswa, de Inhambane, praticada apenas à noite, com os vulgos (switekatekani): alguém profere um enigma (Harateka Wa Tekane), em resposta diz-se Malikezi Wa Tiane, abrindo-se assim a sessão à volta da fogueira.

 Raufo Nito  nasceu a 17 de Dezembro de 1986, na Massinga. Frequentou o ensino primário e secundário nas cidades da Beira, Inhambane e Chimoio. É formado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica - UP.

Malikezi Wa Tiane tem poemas e contos publicados nos suplementos culturais dos jornais Notícias e Debate e em várias páginas literárias nacionais e internacionais.

Foi o primeiro vencedor do Prémio João Dias (ficção), promovido pela UP-Maxixe.

Actualmente vive em Massinga, onde para além de ser professor de Português é também activista cultural.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction