Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

Decorre este sábado e domingo um encontro para a apresentação das contribuições das auscultações feitas pela Sociedade Civil sobre o Anteprojecto da ...

quarta, 21 novembro 2018
Leia +

Nacional

A primeira fábrica de leite esterilizado em Moçambique está a ser construída no distrito de Sussundenga, na província de Manica, prevendo-se que venha a cobrir ...

quarta, 21 novembro 2018
Leia +

Autárquicas 2018

A VOTAÇÃO nas oito mesas cujos resultados foram anulados pelo Conselho Constitucional na autarquia de Marromeu, em Sofala, deverá ser repetida até ao dia 25 de Novembro ...

quinta, 15 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-23 joga esta tarde (15:00 horas) cartada decisiva em Manzini frente à sua congénere de eSwatini, na segunda “mão” ...

terça, 20 novembro 2018
Leia +

Economia

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou hoje na Assembleia da República ter sido encontrada uma solução para retomar o funcionamento das ...

quarta, 21 novembro 2018
Read more

Tecnologias

O Governo dos Estados Unidos, através do Projecto Feed the Future, Comércio de Sementes da África Austral, anunciou ontem uma doação de cem mil dólares ...

quarta, 21 novembro 2018
Leia +

O Comité dos Óscares de Moçambique (COM), criado a propósito da candidatura a este prémio do cinema mundial da longa-metragem moçambicana “Comboio de Sal e Açúcar”, no ano passado, terá um mandato de 10 anos.

Durante uma década, a sua operacionalização poderá, até Agosto de cada ano, submeter uma proposta de candidatura de um filme moçambicano à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos de América.

Consta dos requisitos da academia que o filme a ser candidatado deve ter sido estreado numa sala de cinema e que tenha estado em cartaz durante duas semanas consecutivas.

Este Comité dos Óscares é presidido por Djalma Lourenço, director do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), e constituído pelo conceituado escritor Ungulani Baka Khossa, pela actriz Iva Mugalela, os produtores cinematográficos João Ribeiro, Yara Costa e Karl de Sousa e pelo reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão.

Em contacto com o “Notícias”, Djalma Lourenço explicou que o COM apostará na qualidade das obras a serem enviadas à Hollywood.

“A qualidade na selecção do filme será a nossa principal aposta. É por isso que o Comité dos Óscares de Moçambique é constituído por personalidades de reputado mérito”, disse Lourenço, reconhecendo que a produção cinematográfica nacional ainda é diminuta e irregular, o que concorre para que não haja anualmente longas-metragens.

Por exemplo, a média nacional é de uma longa-metragem em cada dois anos, o que, na opinião do director do INAC, não é nenhum problema, na medida em que a quantidade não constitui elemento de peso na corrida aos Óscares.

“O desafio é garantir que haja capacidade de competir com publicidade e divulgação porque, por exemplo, para o filme “Comboio de Sal e Açúcar”, de Licínio Azevedo, nós não conseguimos nem um centavo para esse efeito”, admitiu o presidente do COM.

Ao longo dos 10 anos de sua vigência, o comité será gerido de forma rotativa, obedecendo a critérios democráticos, pois, segundo ideia de Lourenço, há que permitir dinâmica e abertura, criatividade e inteligência diversa, para que a entidade possa alcançar as metas pretendidas.

Com efeito, Licínio Azevedo contou que a ideia de candidatar “Comboio de Sal e Açúcar” a uma nomeação de Óscar veio do co-produtor da obra, Elias Ribeiro, residente na África do Sul, país que já tem um comité há mais de duas décadas.

Este cineasta é produtor do filme “The Wound”, que consta das nove obras finalistas a nomeação de Óscar deste ano, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, onde estava inserido “Comboio de Sal e Açúcar”.

Entretanto, a demora na criação do comité nacional deveu-se a dúvidas quanto ao sucesso da candidatura da obra nacional.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction