Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A ASSEMBLEIA da República aprovou ontem, por consenso e em definitivo, o Código do Registo Civil e a resolução que ratifica o Tratado sobre o Comércio de Armas.

sexta, 25 maio 2018
Leia +

Economia

PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, testemunhou ontem ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira instituição bancária na ...

quarta, 23 maio 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

TREINADORES e jogadores da Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, pretendem estrear-se no torneio COSAFA com uma vitória contra a sua congénere do ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

Nacional

AS obras de construção da Escola Secundária do Distrito de Zumbu, a primeira deste nível neste ponto da província de Tete, deverão estar concluídas no ...

quinta, 24 maio 2018
Leia +

O Comité dos Óscares de Moçambique (COM), criado a propósito da candidatura a este prémio do cinema mundial da longa-metragem moçambicana “Comboio de Sal e Açúcar”, no ano passado, terá um mandato de 10 anos.

Durante uma década, a sua operacionalização poderá, até Agosto de cada ano, submeter uma proposta de candidatura de um filme moçambicano à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos de América.

Consta dos requisitos da academia que o filme a ser candidatado deve ter sido estreado numa sala de cinema e que tenha estado em cartaz durante duas semanas consecutivas.

Este Comité dos Óscares é presidido por Djalma Lourenço, director do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), e constituído pelo conceituado escritor Ungulani Baka Khossa, pela actriz Iva Mugalela, os produtores cinematográficos João Ribeiro, Yara Costa e Karl de Sousa e pelo reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão.

Em contacto com o “Notícias”, Djalma Lourenço explicou que o COM apostará na qualidade das obras a serem enviadas à Hollywood.

“A qualidade na selecção do filme será a nossa principal aposta. É por isso que o Comité dos Óscares de Moçambique é constituído por personalidades de reputado mérito”, disse Lourenço, reconhecendo que a produção cinematográfica nacional ainda é diminuta e irregular, o que concorre para que não haja anualmente longas-metragens.

Por exemplo, a média nacional é de uma longa-metragem em cada dois anos, o que, na opinião do director do INAC, não é nenhum problema, na medida em que a quantidade não constitui elemento de peso na corrida aos Óscares.

“O desafio é garantir que haja capacidade de competir com publicidade e divulgação porque, por exemplo, para o filme “Comboio de Sal e Açúcar”, de Licínio Azevedo, nós não conseguimos nem um centavo para esse efeito”, admitiu o presidente do COM.

Ao longo dos 10 anos de sua vigência, o comité será gerido de forma rotativa, obedecendo a critérios democráticos, pois, segundo ideia de Lourenço, há que permitir dinâmica e abertura, criatividade e inteligência diversa, para que a entidade possa alcançar as metas pretendidas.

Com efeito, Licínio Azevedo contou que a ideia de candidatar “Comboio de Sal e Açúcar” a uma nomeação de Óscar veio do co-produtor da obra, Elias Ribeiro, residente na África do Sul, país que já tem um comité há mais de duas décadas.

Este cineasta é produtor do filme “The Wound”, que consta das nove obras finalistas a nomeação de Óscar deste ano, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, onde estava inserido “Comboio de Sal e Açúcar”.

Entretanto, a demora na criação do comité nacional deveu-se a dúvidas quanto ao sucesso da candidatura da obra nacional.

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction