Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A PEÇA “As Visitas do Dr. Valdez”, da companhia (In)Versos, é um dos atractivos do Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI), que já vai na sua terceira semana e irá agasalhar o público neste fim-de-semana, com mais cinco apresentações.

A ser exibida hoje no teatro Gil Vicente, na cidade de Maputo, “As Visitas do Dr. Valdez” é uma comédia dramática adaptada do romance homónimo do escritor João Paulo Borges Coelho. A peça narra a estória de duas irmãs, Sá Amélia e Sá Caetana, que depois de terem tido uma infância traumática e uma vida adulta angustiante, já idosas e ambas viúvas, decidem se refugiar na cidade da Beira, como forma de fugir da guerra que invadira a sua terra natal, Mucojo, província de Cabo Delgado. Entre recuos e avanços, decorre o enredo.

“Depois da nossa aparição no FITI, rumamos para a cidade da Beira, província de Sofala, onde iremos participar do Festival do Livro Infantil da Kulemba (FLIK)”, detalhou Venâncio Calisto, o encenador da peça.

Para dar mais vida ao Festival Internacional Teatro de Inverno, ainda hoje será apresentada a peça “Esperança”, da companhia Girassol. Maternidade e o valor da vida são alguns dos temas que são abordados na trama.

Para amanhã, o programa do evento prevê a exibição, no Teatro Avenida, de mais duas apresentações, de companhias teatrais angolanas. A primeira a entrar em cena é a companhia TicTac, com a peça “Firmino: o Roboteiro”, depois será a vez de Amazonas, que vão deliciar o público com “Os Hóspedes”.

Ainda no Teatro Avenida, no domingo, duas companhias sul-africanas vão demonstrar a sua arte. Em primeiro lugar, será apresentada a peça “This Are Not My Shoes”, da Live T. Rec. e por fim “Angel With Horns”, do colectivo Ladimash.

O FITI arrancou no último final de semana do mês passado e prevê a participação de 25 grupos provenientes de diferentes pontos do país. A presente edição, a decorrer até ao dia 17 de Junho, conta também com a presença de grupos teatrais provenientes de Angola, África do Sul, Portugal e Argentina.

No FITI 2018, as principais salas de eventos culturais da capital do país, nomeadamente Teatro Avenida, Cine Teatro Gil Vicente, centros culturais Franco-Moçambicano e Brasil-Moçambique e Fundação Fernando Leite Couto, estão a acolher vários espectáculos, numa festa que vinca a importância e o valor das artes cénicas em Moçambique.

O Festival Internacional Teatro de Inverno é uma iniciativa da Associação Cultural Girassol, que teve o seu início em 2004, com o objectivo de apoiar os grupos amadores de teatro através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores, tendo inicialmente sido de carácter competitivo.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction