Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Os organizadores do X Festival Nacional de Cultura, a ter lugar de 26 a 30 de Julho próximo, na capital provincial do Niassa, Lichinga, garantem que os preparativos para este evento estão numa fase avançada, quando faltam pouco mais de dois meses para o seu arranque.

Falando sobre o estágio da preparação, a porta-voz do Festival da Cultura, Ndiça Massinga, assinalou que já ocorreram quatro fases preliminares, sendo que a fase provincial, que é a última de competição, também já decorreu em todas as províncias, com excepção de Cabo Delgado, que vai acontecer de 26 a 30 Junho corrente.

“Está tudo a postos para a fase final que vai ocorrer em Niassa de 26 a 30 de Julho. Nesta altura, o Gabinete Central de Preparação e o Gabinete Provincial estão envolvidos na criação de condições logísticas para acolher os participantes do festival”, revelou.

A fonte, citada num comunicado de imprensa do Ministério da Cultura e Turismo, recebido ontem pela AIM, disse que o processo da preparação arrancou em 2016, aquando da realização do IX Festival.

“Está tudo acautelado para o alojamento, quer em questões de logística geral, como também a segurança dos presentes que se farão ao local, estando para tal criadas as condições para o efeito, através do trabalho conjunto entre os Ministérios da Cultura e Turismo e da Defesa Nacional”, assegurou Ndiça Massinga.

Anotou que a província do Niassa possui acima de três mil camas, “número que para já é considerado satisfatório para responder à demanda”.

Cerca de 3.000 pessoas provenientes de vários quadrantes do país e do estrangeiro são esperadas no próximo mês de Julho na província do Niassa, para o evento que juntará diversas manifestações culturais e troca de experiências entre os fazedores de artes e cultura.
Os organizadores acreditam que esta edição, que se realiza sob o lema “Cultura Promovendo a Mulher, a Identidade e o Desenvolvimento Sustentável”, irá promover e dar visibilidade àquelas que são as acções culturais representadas em todo país.

Neste contexto, a porta-voz do X Festival Nacional da Cultura disse haver necessidade de cada vez mais “promover aquilo que são os nossos valores culturais, aquilo que é o nosso património e o que nos identifica porque, cada vez mais, o desenvolvimento dos povos é centrado no ser humano.
“Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável mencionam a cultura como factor de desenvolvimento integrado, pretendendo chamar atenção para estes vectoresˮ, referiu.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction