Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Os organizadores do X Festival Nacional de Cultura, a ter lugar de 26 a 30 de Julho próximo, na capital provincial do Niassa, Lichinga, garantem que os preparativos para este evento estão numa fase avançada, quando faltam pouco mais de dois meses para o seu arranque.

Falando sobre o estágio da preparação, a porta-voz do Festival da Cultura, Ndiça Massinga, assinalou que já ocorreram quatro fases preliminares, sendo que a fase provincial, que é a última de competição, também já decorreu em todas as províncias, com excepção de Cabo Delgado, que vai acontecer de 26 a 30 Junho corrente.

“Está tudo a postos para a fase final que vai ocorrer em Niassa de 26 a 30 de Julho. Nesta altura, o Gabinete Central de Preparação e o Gabinete Provincial estão envolvidos na criação de condições logísticas para acolher os participantes do festival”, revelou.

A fonte, citada num comunicado de imprensa do Ministério da Cultura e Turismo, recebido ontem pela AIM, disse que o processo da preparação arrancou em 2016, aquando da realização do IX Festival.

“Está tudo acautelado para o alojamento, quer em questões de logística geral, como também a segurança dos presentes que se farão ao local, estando para tal criadas as condições para o efeito, através do trabalho conjunto entre os Ministérios da Cultura e Turismo e da Defesa Nacional”, assegurou Ndiça Massinga.

Anotou que a província do Niassa possui acima de três mil camas, “número que para já é considerado satisfatório para responder à demanda”.

Cerca de 3.000 pessoas provenientes de vários quadrantes do país e do estrangeiro são esperadas no próximo mês de Julho na província do Niassa, para o evento que juntará diversas manifestações culturais e troca de experiências entre os fazedores de artes e cultura.
Os organizadores acreditam que esta edição, que se realiza sob o lema “Cultura Promovendo a Mulher, a Identidade e o Desenvolvimento Sustentável”, irá promover e dar visibilidade àquelas que são as acções culturais representadas em todo país.

Neste contexto, a porta-voz do X Festival Nacional da Cultura disse haver necessidade de cada vez mais “promover aquilo que são os nossos valores culturais, aquilo que é o nosso património e o que nos identifica porque, cada vez mais, o desenvolvimento dos povos é centrado no ser humano.
“Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável mencionam a cultura como factor de desenvolvimento integrado, pretendendo chamar atenção para estes vectoresˮ, referiu.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction