MOÇAMBIQUE vai participar, entre Maio e Novembro, na 58ª Bienal Internacional de Arte de Veneza, na Itália, representado pelos artistas Gonçalo Mabunda, Mauro Pinto e Filipe Branquinho.

Em Veneza, o país exibirá o projecto “The Past, the Present and all in Between” (“O Passado, o Presente e Tudo o Que Há No Meio”), cuja curadoria é de Lidija Khachatourian e ficará instalado no Palazzo Mora.

A nível da língua portuguesa, à Veneza vão também Brasil e Portugal. O país latino-americano mostrará uma instalação denominada “Swinguerra”, da responsabilidade dos artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e que será montado na zona dos Giardini.

Tendo Gabriel Pérez-Barreiro como curador, o projecto brasileiro é audiovisual e centra-se num filme sobre uma manifestação cultural da zona nordestina que mistura música e dança.

Já a presença portuguesa terá curadoria de João Ribas, num projecto da artista plástica Leonor Antunes, intitulado “a seam, a surface, a hinge or a knot” (“uma costura, uma superfície, uma dobradiça ou um nó”).

A pesquisa de Leonor Antunes reflecte o trabalho de figuras importantes no contexto da arquitectura de Veneza, como Carlo Scarpa, Franco Albini e Franca Helg e, mais recentemente, Savina Masieri e Egle Trincanato.

Quanto a Angola, participante das bienais de Veneza desde 2013 – ano em que ganhou o Leão de Ouro, o maior galardão atribuído ao pavilhão de um país – o governo anunciou que não haverá participação de nenhum artista por não terem sido reunidas condições para o efeito.

A Bienal de Arte de Veneza terá curadoria do britânico Ralph Rugoff, director da Hayward Gallery, em Londres, realiza-se sob o lema “Tempos Interessantes” e apresentará 91 representações nacionais.

A organização do evento informa ainda, através da sua página de internet, que Argélia, Gana, Madagáscar, Malásia e Paquistão são os países que participam, pela primeira vez, no evento.

A República Dominicana e a República do Cazaquistão, que já participaram em edições anteriores, vão ter este ano, pela primeira vez, o seu próprio pavilhão.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction