Os livros só têm impacto na vida dos seres humanos quando são decifrados. O processo básico para descodificar os conhecimentos contidos numa obra é a leitura.

Como destaca o padre António Vieira, literariamente português e brasileiro, “o livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”.

A leitura é um universo. Segundo o escritor de literatura surrealista brasileiro Ewerton Faverzani, uma sociedade que lê se torna mais sábia e actualizada, com os acontecimentos globais. A mesma sociedade está aberta ao permanente diálogo com os seus semelhantes. Portanto, a leitura torna as sociedades mais esclarecidas e menos vulneráveis, pois o conhecimento evita a manipulação. 

Apesar de uma grande parcela do Orçamento do Estado ser investido na Educação, o progresso continua lento. Dados disponíveis – Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF) 2014-15 – mostram que 44,9 por cento da população adulta, particularmente mulheres (57,8 porcento), são incapazes de ler ou escrever.

Apenas um terço das crianças matriculadas no ensino primário concluíram este nível de ensino (UIS, 2014). Além disso, de acordo com a avaliação de aprendizagem realizada pelo Governo em 2016, apenas 4,9 por cento dos alunos da terceira classe adquiriram competências básicas de leitura e escrita em português.

Mas, enfim, quase quatro vezes mais crianças frequentam a escola primária hoje do que há 10 anos e uma grande maioria das crianças em idade escolar tem acesso ao ensino primário do primeiro ciclo.

Os dados afirmam que em Moçambique mais de metade dos adultos são capazes de ler e escrever, sendo que 95 por cento das crianças que estão na terceira classe são capazes de ler e escrever.

Várias acções podem ser levantadas para reverter os números, entre elas a construção de bibliotecas por todo o país. E mais: o incentivo à leitura em todas as esferas da sociedade. É necessário um esforço para dar vida às palavras do padre António Vieira. Temos de dotar os membros da sociedade de conhecimentos para que este mudo, o livro, fale; este surdo responda de viva voz e liberte todos das cegueiras da vida.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction