Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

OS NÍVEIS de poluição do rio Revuè estão a reduzir consideravelmente nos últimos tempos, o que resulta de uma orientação dada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que durante a sua última visita de trabalho àquela província, decretou o fim da catástrofe ambiental derivada da mineração irresponsável que decorria impunemente na região.

O Governador da Província de Manica, Alberto Mondlane, que há dias trabalhou nos distritos mais afectados pela situação, nomeadamente Manica, Sussundenga, Vanduzi e Mossurize, confirmou o facto e disse ter valido a pena a intervenção do Chefe do Estado, que contribuiu para mitigar o fenómeno.

Mondlane disse que medidas oportunas foram tomadas e continuarão a ser encetadas com vista ao combate de práticas de mineração que perigam o ambiente, numa acção coordenada com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia que para o efeito, últimos tempos, tem vindo a despachar brigadas diversas para transmitir aos mineradores técnicas sustentáveis de extracção de ouro.

No entanto, Mondlane reconheceu que o problema prevalece nalguns rios, citando como exemplos Lucite, Nhancuarara e Púnguè, os quais, segundo aquele dirigente, continuam a braços com o fenómeno, apesar dos esforços em curso visando a sua erradicação.

Com efeito, o governador de Manica visitou sábado último os principais rios afectados pela poluição resultante do garimpo e mineração ambientalmente insustentável e afirmou que, apesar de prevalecerem situações anómalas, o cenário tende a reduzir, sobretudo no rio Revuè.

 “Estou ligeiramente satisfeito com as águas do rio Revuè, por se apresentarem limpas, sinal de que os garimpeiros e as empresas de mineração têm vindo a contribuir para este facto, por estarem a operar em condições tecnicamente aceitáveis” – disse o governador, no final da visita aos referidos cursos de água.

Mondlane fez esta constatação momentos depois visitar os rios Mussambudzi, na localidade de Maridza, Revuè e Chua, no povoado de Mutsidza, no distrito de Manica, onde, para além de se inteirar da situação da poluição dos rios, também visitou algumas empresas mineiras, nomeadamente Assil, Africaouro e as bacias de decantação da empresa CleanTech Mining.

A visita do governante culminou com um comício popular em que fizeram também parte operadores mineiros na localidade de Maridza, Posto Administrativo de Machipanda, no qual Mondlane enalteceu o esforço de todos visando pôr fim ao drama da poluição das águas dos rios da província, com maior incidência ao rio Revuè.

Recorde-se que Revuè é fonte de abastecimento de água às principais cidades e vilas da província de Manica, nomeadamente Chimoio, Manica, Gondola, Bandula, através do Sistema de Abastecimento de Chicamba, gerido pelo FIPAG, que capta a água na albufeira com o mesmo nome, que também constitui o principal centro pesqueiro da província.

“Eu vim dizer que aqueles problemas de que falamos estão a ficar resolvidos, por isso, estão no caminho certo. Vim também dizer que vocês conseguiram limpar o rio Revuè, contrariamente ao que víamos no passado, quando estivéssemos a passar pela EN6 na zona de Messica” - declarou.

 Acrescentou que as águas do rio estavam acastanhadas, mas agora estão limpas.

“Por isso agradeço a todos vós. Fizeram muito bem. Vocês lembram-se no ano passado quando o Presidente Nyusi esteve cá e orientou-nos para que em 15 dias resolvêssemos esse problema de poluição. Não foi fácil, mas deram um bom exemplo, pois o tempo foi longo, mas o rio encontra-se agora limpo” – disse.

Na ocasião, o governante desafiou aos presentes a libertarem da poluição os rios Nhancuarara e Lucite. Por esta razão, Alberto Mondlane apelou os administradores dos distritos de Vanduzi, Sussundenga e Mossurize a tomarem o mesmo exemplo nos seus distritos.

Numa mensagem da população de Manica, apresentada por Mónica Jerry, foi  destacado o empenho do governo provincial no que tange à introdução do ensino secundário em Penhalonga, abertura de mais furos de água potável, reabilitação de pontes, tractores para agricultura, entre outros.

“Agradecemos o governo da província de Manica pelos esforços que tem vindo a desenvolver no combate à poluição dos rios. Nós nos comprometemos a continuar a ajudar o governo na vigilância visando incentivar uma mineração que não cause poluição das águas, pois assim vamos poder aproveitar as águas dos rios para produzirmos os alimentos” - disseram.

No comício, os populares pediram ainda carteiras escolares e reclamaram sobre o fraco apoio das empresas mineiras nas comunidades, para além da insuficiência de subsídio de idoso, fraca manutenção das vias de acesso, furos de água, incumprimento de tabelas de preços dos transportadores semicolectivos de passageiros, entre outros problemas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction