Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

COMEÇA esta terça-feira o “namoro” do eleitorado ao nível das 53 autarquias do país. Serão duas semanas durante as quais diversas formações políticas, coligações partidárias e/ou associações e grupos de cidadãos vão tentar convencer o eleitorado nos seus programas de governação durante os próximos cinco anos. Em Cabo Delgado, os potenciais eleitores vão no dia 10 de Outubro estar sujeitos a este exercício ao nível dos cinco municípios deste espaço territorial, nomeadamente Pemba, Montepuez, Mocímboa da Praia, Chiúre e Mueda.

PEMBA: A TERCEIRA MAIOR BAÍA DO MUNDO

O MUNICÍPIO da cidade de Pemba é a capital de Cabo Delgado, confinado a Norte e Oeste pelo distrito de Metuge, através da baia de Pemba, ao Sul pelos distritos de Mecúfi e Metuge e a Este pelo Oceano Índico. Pemba é também conhecida como a terceira maior baía do mundo.

A cidade ocupa uma área de 102 quilómetros quadrados e tem uma população de 201.846 habitantes, segundo consta dos resultados preliminares do IV censo da população e habitação de 2017, do Instituto Nacional de Estatísticas.

Quanto à divisão administrativa, a cidade de Pemba está dividida em 10 bairros, designadamente Paquitiquete, Ingonane, Cimento, Natite, Cariacó, Alto Gingone, Eduardo Mondlane, Mahate, Chuíba e Muxara.

Por estar situada na baia de Pemba, o turismo e restauro constituem uma das principais actividades de bandeira da cidade.

Para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, que serão disputadas pelos partidos Frelimo, Renamo, Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu 99.671 potenciais eleitores, definiu 17 locais de votação, onde serão instaladas 134 assembleias de voto.

MONTEPUEZ POTENCIALMENTE AGRÍCOLA

MONTEPUEZ é uma cidade da província de Cabo Delgado, sede do município e distrito do mesmo nome. É limitado a Norte pelo distrito de Mueda, a Sul pelos distritos de Namuno e Chiúre, a Este Ancuabe e Meluco e a Oeste Balama e Mecula, este último no Niassa.

O município de Montepuez se estende por cerca de 80 quilómetros quadrado e é habitado por 261.535 munícipes, segundo consta dos resultados preliminares do IV censo da população e habitação de 2017, do Instituto Nacional de Estatísticas. Montepuez distribui-se pelos bairros Matuto 1, Matuto 2, Matuto 3, Nacate, Mirige, Napai, Nkomate, Napela, Niuhula, Nnawa, Nepara, Marmonte, Matunda, Muica e Nicuapa.

A agricultura constitui a principal actividade económica da maior parte da população, apesar de, igualmente, se praticar o comércio, sobretudo em moldes informais.

Para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, que serão disputadas pelos partidos Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu 58.680 potenciais eleitores e definiu 16 locais de votação, onde serão instaladas 83 assembleias de voto.

 

AGRICULTURA E PESCA DOMINANTES NA MOCÍMBOA

A VILA da Mocímboa da Praia é a sede do distrito do mesmo nome, localizada no extremo norte de Cabo Delgado, ao longo da costa. Tem como limites a localidade de Quelimane (Riacho de Lucoma) a Norte, o rio Quinhevo a Sul, Bují a Oeste e o Oceano Índico a Leste.

Mocímboa da Praia, que ocupa uma área de 67 quilómetros quadrados, tem uma população de 123.975 habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, distribuídos pelos bairros de Nanduadua, Pamunda, 30 de Junho, Milamba, Muengue, Nanchemele, Bují, Cimento e Unidade.

A pesca e agricultura são as principais actividades económicas da maior parte da população, apesar de, igualmente, se praticar o comércio.

Para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, que serão disputadas pelos partidos Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu no município da vila da Mocímboa da Praia 33.765 potenciais eleitores e definiu cinco locais de votação, onde serão instaladas 44 assembleias de voto.

TRÊS DISPUTAM CHIÚRE

A VILA de Chiúre, sede do distrito com o mesmo nome, fica situada na região sul de Cabo Delgado e é atravessada pela EN1, que liga à cidade de Nampula.

O município, que ocupa uma área de 142,6 quilómetros quadrados, tem uma população de 316.267 habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, distribuídos em 12 bairros.

Agricultura é actividade económica da maior parte da população, apesar de, igualmente, praticar o comércio, sobretudo informal.

Para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, que serão disputadas pelos partidos Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu no município da vila de Chiúre 31.230 potenciais eleitores e definiu 14 locais de votação, onde serão instaladas 46 assembleias de voto.

MUEDA A TERRA DOS MÁRTIRES

A VILA de Mueda, sede do distrito com o mesmo nome, localiza-se no norte de Cabo Delgado e dista, aproximadamente, 420 quilómetros da cidade de Pemba, capital provincial.

O município tem uma superfície de 490,6 quilómetros quadrados e dez bairros residenciais, nomeadamente Rovuma, Maputo, Ntandedi, Cimento, Maimio, Lilondo, Eduardo Mondlane, Chudi, Nimo e Nandimba. Neles habitam 217.641 munícipes, conforme o Instituto Nacional de Estatísticas.

Agricultura é actividade económica da maior parte da população, apesar de, também, se praticar o comércio informal.

Para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, que serão disputadas pelos partidos Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu no município da vila de Mueda 29.871 potenciais eleitores e definiu sete locais de votação, onde serão instaladas 40 assembleias de voto.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction