AS comunicações dos números de telefonia móvel que não foram registados até ontem serão bloqueadas a partir de hoje, em cumprimento da medida decretada pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM).

Após várias prorrogações de prazo, o INCM, na qualidade de entidade reguladora das comunicações no país, decidiu não fazer mais concessões depois que o processo iniciou há sensivelmente um ano, por imposição do decreto n.º18/2015 de 28 de Agosto, aprovado pelo Conselho de Ministros.

O INCM vai fiscalizar os bloqueios no dia 5 de Dezembro junto das operadoras. Estas serão multadas caso não barrem as chamadas e o envio de mensagens nos números não registados. A mesma medida abrange também os números mal registados.

“No dia cinco de Dezembro vamos consultar a base de dados das operadoras e se forem encontrados contactos operacionais sem registo serão aplicadas sanções às empresas”, garantiu o director do INCM, Américo Muchanga.

Todavia, uma vez bloqueados os números, os titulares ainda podem regularizar a situação junto às operadoras. Ontem, vários balcões de telefonia móvel continuavam a registar enchentes de cidadãos que receavam ver os seus números cortados.

Entre o desespero e cansaço muitos se acotovelavam nas filas enormes por conta da morosidade no atendimento.

“Deixámos os nossos afazeres para estarmos aqui. É uma grande vergonha o que está a acontecer, pois eles podiam facilitar o processo através do uso das redes sociais, donde poderíamos enviar os nossos dados”, desabafou Fernando Nhambe.

A situação foi agravada pelo facto de algumas empresas de telefonia móvel possuírem subscritores, cujo registo de cartões ainda não foi inserido na base de dados. 

Os clientes ouvidos pelo “Notícias” queixaram-se de falhas no sistema que fizeram com que  registassem os seus números mais de uma vez, como é o caso de Aida Lourenço.

“Esta é a terceira vez que registo o meu cartão, e das vezes que fiz o meu número foi bloqueado pouco tempo depois”, lamentou.

Américo Muchanga referiu que durante os registos o INCM acompanhou de perto os trabalhos das operadoras, através de encontros mensais, tendo prestado apoio técnico sempre que solicitado.

 

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