Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O campus da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) esteve praticamente vazio durante o dia de ontem, terceiro dia da greve dos funcionários do Corpo Técnico e Administrativo (CTA) da instituição, que reivindicam o pagamento do bónus de efectividade que – sustentam – devia ter sido pago em Novembro de 2016.

O vazio ontem poderá estar relacionado com uma operação da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia, que na quinta-feira culminou com a detenção de alguns manifestantes. A este respeito, o porta-voz da PRM no Comando da Cidade, Orlando Mudumane, justificou que se tratou de uma retenção para identificação e que mais tarde viriam a ser libertos.

“As pessoas estavam a criar agitação e foram levadas do local da manifestação como medida de prevenção. Não podemos falar de detenção e nem avançar o número de pessoas”, afirmou Mudumane.

Os trabalhadores do CTA da UEM praticamente paralisaram o funcionamento da instituição, encerrando salas de aula das escolas e faculdades, a Biblioteca Central Brazão Mazula e o Campus Principal, cenário que continuou ontem.

Uma das consequências da greve foi o adiamento, mais uma vez, de alguns exames semestrais na UEM. Ontem, os estudantes ainda se dirigiram ao campus universitário na expectativa de realizar as avaliações, mas debalde.

Numa nota emitida quinta-feira, a direcção da UEM refere que no quadro da administração pública, em que os funcionários do CTA estão integrados, a greve é ilegal. No entanto, a universidade afirma compreender a concentração havida no campus como destinada à articulação de posições para uma negociação entre os representantes do CTA e a direcção da instituição.

“A compreensão e a tolerância, no entanto, não devem ultrapassar os limites de civilidade, a ponto de constituírem actos ilícitos, tais sejam a limitação do funcionamento normal das actividades da UEM, o desrespeito pelo património, sabotagem das instalações, meios e equipamentos e a coerção aos funcionários não aderentes”, lê-se na nota.

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction