Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

RECLUSOS da penitenciária regional norte, arredores da cidade de Nampula, estão a produzir carteiras para a melhoria das condições do ensino e aprendizagem, através do apetrechamento contínuo das escolas onde há ainda centenas de crianças que estudam sentadas no chão.

Trata-se de uma iniciativa do Governo provincial que disponibilizou, através da Direcção da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, cerca de 50 metros cúbicos de madeira processada. Desta, trinta metros cúbicos destinam-se à produção de mobiliário escolar para equipar, inicialmente, três estabelecimentos, localizados nos arredores da cidade.

A madeira foi apreendida aos operadores florestais no âmbito da “Operação Tronco”, desencadeada pelo Governo, visando repor a ordem na exploração e exportação deste recurso.

O director provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Nampula, Policarpo Napica, disse que vinte metros cúbicos da madeira foram entregues à penitenciária, como compensação ao esforço evidenciado pelos reclusos na produção de carteiras.

A unidade prisional beneficiou de equipamentos de carpintaria e mercenária doado por parceiros do Governo, no âmbito de uma parceria que contempla o treinamento dos reclusos em habilidades profissionais, com vista à busca de meios de sobrevivência depois do cumprimento da pena.

Napica acrescentou que o programa de produção de mobiliário escolar envolve reclusos condenados  a  penas de prisão maior nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, e vai continuar de modo a dar uma contribuição notável ao sector da Educação, que enfrenta carências em mobiliário escolar.

O “Notícias” apurou que a madeira destinada à penitenciária será usada para a produção de mobiliário para apetrechar a escola local, onde parte dos reclusos tem a oportunidade de prosseguir a sua formação académica, para além de portas para a fazer a reposição das já degradadas.

CARLOS TEMBE

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction