Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A Polícia da República de Moçambique mantém em curso investigações para esclarecer o rapto de um empresário português, desaparecido há dois anos, e o de um comentador político, espancado em Março, disse ontem à Lusa, um porta-voz da polícia de investigação criminal.

“Neste momento não podemos avançar dados concretos sobre a investigação, o que podemos dizer é que diligências estão em curso para o esclarecimento do caso”, disse Leonardo Sibinde, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal de Moçambique (SERNIC), em relação ao desaparecimento do cidadão português, Américo Sebastião, em 2016.

Sibinde falava à margem de um evento de entrega de equipamentos ao SERNIC, em Maputo. Américo Sebastião foi raptado a 29 de Junho de 2016 em Nhamapadza, distrito de Maringué, província de Sofala.

Após várias diligências desde então, a mulher de Américo Sebastião pediu em Abril aos deputados portugueses “que se empenhem” na procura de acções que permitam localizar e restituir o empresário a Portugal, considerando que, se necessário, as autoridades moçambicanas devem colaborar com instituições policiais internacionais como a Europol ou a Interpol.

O empresário agrícola e madeireiro foi raptado por desconhecidos que o levaram numa viatura, quando se encontrava numa estação de serviço, numa altura em que a zona era palco de confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança e a Renamo.

Da mesma forma, o rapto e espancamento do comentador político, Ericino de Salema, está a ser investigado, referiu Sibinde, dizendo também não poder avançar detalhes sobre o processo.

“Nós estamos neste momento a envidar todo o tipo de esforço para esclarecer estes e outros casos”, acrescentou.

Ericino de Salema foi raptado e espancado a 27 de Março, à saída da sede do Sindicato Nacional de Jornalistas, na Avenida 24 de Julho, na cidade de Maputo, tendo sido encontrado com fracturas e outros ferimentos, horas depois, abandonado nos arredores da capital.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction