Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 2903

Arranca hoje a segunda fase da vacinação contra Sarampo e Rubéola, abrangendo mais de seis milhões de crianças dos seis meses aos 14 anos de idade, abrangendo as províncias de Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.

Ao todo são mais de 12 milhões de menores a serem imunizados nesta campanha, cuja primeira fase decorreu de 9 a 15 de Abril último nas províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia. Durante o processo, as crianças são também suplementadas com Vitamina “A” e desparasitadas com Mebendazol.

A vacina contra estas duas doenças virais e contagiosas será administrada nas unidades sanitárias, escolas, centros infantis públicos e privados e nos bairros através de brigadas móveis, recomendando-se aos pais ou representantes das crianças a acompanharem-nas com o cartão de vacinação ou outro documento de identidade do menor.

O Ministério da Saúde (MISAU) garante que estão criadas todas as condições logísticas para que a campanha decorra sem sobressalto.

“A logística está garantida, por isso, fizemos a campanha em duas fases que era para assegurar a disponibilidade de recursos humanos em número suficiente. Temos pessoal, equipamentos e as vacinas já posicionadas. Estamos em condições de iniciar a campanha com sucesso”, anotou.

Lídia Chongo, porta-voz do MISAU, apelou aos pais, encarregados de educação e representantes legais das crianças dos seis meses a 14 anos para que levem os seus filhos à vacinação, atendendo a importância da imunização na prevenção de doenças.

Sobre a primeira fase da campanha, a porta-voz do MISAU disse ter se conseguido cumprir em quase 100 por cento os objectivos definidos para as quatro províncias abrangidas.