Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A CAMPANHA de vacinação contra o sarampo e rubéola, que arranca hoje, vai abarcar um universo de 1.273.318 crianças, dos seis meses aos 14 anos de idade, em todos os 15 distritos da província de Tete.

O facto foi tornado público domingo, numa conferência de imprensa, pela médica-chefe provincial em Tete, Rosa Maendaenda.
Segundo Maendaenda, para o cumprimento da meta, a Saúde criou 597 equipas, 463 das quais móveis e as restantes 132 fixas, que trabalharão em igual número de unidades sanitárias da província de Tete.
A fonte explicou que o número de equipas móveis é maior que o de fixas para permitir a cobertura total dos locais onde não existem unidades sanitárias, porque, como é do conhecimento de todos, há regiões recônditas que necessitam de ser abrangidas pela campanha de vacinação.
Garantiu, igualmente, que as condições logísticas, desde materiais e humanas, estão criadas para que a campanha comece sem dificuldades.
“Esperamos que as pessoas afluam em massa à vacinação, para que atinjamos todas as crianças planificadas contra estas duas doenças”, afirmou a médica-chefe, segundo escreve a AIM.
De acordo com ela, a campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola, ou “sarampo alemão”, como assim é também conhecida, foi antecedida de uma mobilização dos pais para não deixarem para o fim.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância, constituindo uma das maiores causas de morte de crianças não vacinadas.
É causado por um vírus altamente contagioso e 90 por cento das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença.
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são a febre, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas.
Enquanto isso, a rubéola é uma virose contagiosa, que provoca febre e erupções vermelhas na pele. É transmitida pelo vírus do género Rubivirus, da família Togaviridae. Também chamada de “rash”, as manchas costumam surgir na face e atrás da orelha, antes de se espalharem pelo resto do corpo.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction