Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O presidente executivo da Galp, um grupo de empresas portuguesas no sector de energia, Carlos Gomes da Silva, afirma que no mercado mundial de gás natural 'a próxima década será a década de Moçambique.

“A próxima década será a década de Moçambique', afirmou Carlos Gomes da Silva, em entrevista ao jornal 'Financial Times', para realçar o papel estratégico no mercado global de gás natural que será desempenhado pelo país, que alguns especialistas também chamam de futura 'Chita Africana'.

Segundo a AIM, o presidente executivo da Galp Energia acredita que Moçambique poderá vir a preencher a procura que se antecipa no mercado internacional de gás e que não será satisfeita pelos actuais produtores. Mas o gestor admite que será importante evitar que os custos da produção moçambicana de gás disparem, como aconteceu com projectos semelhantes na Austrália.

“Estamos a trabalhar para optimizar e para ver se conseguimos tornar o projecto ainda mais competitivo”, declarou Carlos Gomes da Silva ao Financial Times, citado pelo jornal 'Expresso'.

A Galp está presente com uma participação de 10 por cento no projecto Coral Sul, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

A prioridade do consórcio da Galp, no qual também participam a petrolífera italiana ENI, a moçambicana ENH e sul-coreana Kogas, é assegurar baixos custos de exploração, mais do que procurar cumprir um calendário a qualquer custo. O consórcio estima que a produção de gás natural liquefeito em Moçambique arranque em 2022.

“Teremos de ser competitivos com o gás natural liquefeito do Médio Oriente, do Norte de África e dos Estados Unidos da América”, afirmou ainda Carlos Gomes da Silva.

Em Outubro de 2016, o consórcio assinou um acordo com a petrolífera BP para a venda do total de volumes produzidos através da unidade FLNG em Coral Sul, por um período de 20 anos.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction