Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O presidente executivo da Galp, um grupo de empresas portuguesas no sector de energia, Carlos Gomes da Silva, afirma que no mercado mundial de gás natural 'a próxima década será a década de Moçambique.

“A próxima década será a década de Moçambique', afirmou Carlos Gomes da Silva, em entrevista ao jornal 'Financial Times', para realçar o papel estratégico no mercado global de gás natural que será desempenhado pelo país, que alguns especialistas também chamam de futura 'Chita Africana'.

Segundo a AIM, o presidente executivo da Galp Energia acredita que Moçambique poderá vir a preencher a procura que se antecipa no mercado internacional de gás e que não será satisfeita pelos actuais produtores. Mas o gestor admite que será importante evitar que os custos da produção moçambicana de gás disparem, como aconteceu com projectos semelhantes na Austrália.

“Estamos a trabalhar para optimizar e para ver se conseguimos tornar o projecto ainda mais competitivo”, declarou Carlos Gomes da Silva ao Financial Times, citado pelo jornal 'Expresso'.

A Galp está presente com uma participação de 10 por cento no projecto Coral Sul, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

A prioridade do consórcio da Galp, no qual também participam a petrolífera italiana ENI, a moçambicana ENH e sul-coreana Kogas, é assegurar baixos custos de exploração, mais do que procurar cumprir um calendário a qualquer custo. O consórcio estima que a produção de gás natural liquefeito em Moçambique arranque em 2022.

“Teremos de ser competitivos com o gás natural liquefeito do Médio Oriente, do Norte de África e dos Estados Unidos da América”, afirmou ainda Carlos Gomes da Silva.

Em Outubro de 2016, o consórcio assinou um acordo com a petrolífera BP para a venda do total de volumes produzidos através da unidade FLNG em Coral Sul, por um período de 20 anos.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction