Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula não confirma a veracidade dos rumores que circulam desde a semana passada, alegando a presença de homens armados idos de outros pontos do país.

Esta foi a resposta do porta-voz da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, quando questionado sobre o assunto, segunda-feira, durante o habitual briefing semanal com a imprensa.

Segundo a AIM, as referidas notícias apontam para a presença de homens armados no interior do distrito de Rapale, cuja vila-sede dista cerca de 16 quilómetros da capital provincial.

Contudo, Nacute reafirma que a corporação não tem qualquer registo sobre o assunto e anunciou que, como medida de prevenção, a PRM decidiu reforçar as acções de patrulha em todas as fronteiras provinciais.

“A Polícia não tem qualquer registo de presença de indivíduos armados na província, além de que está a fazer um trabalho intenso em todas as fronteiras provinciais”, disse o porta-voz da PRM em Nampula.

“Recentemente, apresentámos publicamente e devolvemos à comunidade alguns cidadãos que tinham sido aliciados para engrossar as fileiras desses homens armados em Cabo Delgado e que têm atacado aldeias e população indefesas”, explicou.

Fazendo um balanço sobre as principais incidências da semana passada, Nacuti anunciou a detenção de 25 indivíduos indiciados de prática de vários crimes.

“Foram interpelados no mesmo período 6.541 indivíduos e, destes, 25 foram detidos, indiciados de envolvimento em crimes diversos. Em relação à sinistralidade rodoviária, ocorreram dois acidentes que resultaram num óbito, quatro feridos graves e dois ligeiros e avultados danos em duas viaturas, tudo provocado por excesso de velocidade e inobservância das regras de condução”, afirmou.

Por isso, relançou o seu apelo dirigido aos condutores para que observem escrupulosamente as regras de condução e evitem conduzir sob efeito de álcool ou fatigados.

“Também renovamos o apelo aos cidadãos para que denunciem comportamentos que atentem contra a ordem e tranquilidade públicas e, aos pais, para que vigiem seus filhos menores quando estes querem brincar na praia, lagos ou rios, porque têm ocorrido casos de afogamento de menores, tal como aconteceu há dias na Ilha de Moçambique, onde uma criança de seis anos perdeu a vida”.

Entretanto, o responsável pelo sector de Educação Cívica na Polícia de Trânsito de Nampula, Felisberto de Deus, deplora o facto de alguns condutores estarem a colocar iluminação imprópria nas suas viaturas. Advertiu que é uma prática que perturba a condução, razão pela qual as autoridades estão a recolher tais materiais impróprios.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction