Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Quinhentos e quarenta moçambicanos foram autuados, num valor em torno de 1.2 milhões de meticais, durante o primeiro trimestre desde ano, após ter sido provado negligência com o passaporte, o que culminou com perda ou roubo deste documento.  

A porta-voz do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), Cira Fernandes, que falava ontem, à imprensa, revelou que ao todo, 674 cidadãos pediram a segunda via do passe, um aumento em 41 porcento se comparado a igual período do ano passado em que registou-se 479 pedidos.

Referiu que, do total dos requerentes, 443 reportaram como motivo da nova solicitação, o roubo do documento, 164 perda e os restantes mau estado de conservação do mesmo.

A fonte informou que estes casos foram registados, maioritariamente, na cidade e província de Maputo e Gaza.

Entretanto, apontou que a aplicação das multas é uma medida educativa, visto que nalgumas vezes os cidadãos emprestam o passaporte a terceiros, o que configura crime. Deste modo acredita-se que haverá mais responsabilidade no uso do mesmo. 

Fernandes indicou ainda que apenas 30 dos 540 cidadãos pagaram as multas, o que permitiu ao SENAMI arrecadar um valor de 72.000 meticais, sendo que cada requerente desembolsou um valor de 2400 para além da taxa cobrada para a emissão do passaporte.

No mesmo período, o SENAMI registou a entrada de 2.065.619 estrangeiros, entre eles malawianos, zimbabweanos e sul-africanos, um número elevado em relação aos nacionais que chegaram aos 1.4.

Elucidou que a estabilidade política do país, o turismo, a procura de oportunidades de negócio, bem como a descoberta de recursos naturais, minérios e energéticos poderiam estar na causa do aumento de entrada de estrangeiros.

A interlocutora concluiu que devido a este cenário, o SENAMI teve que intensificar as acções de fiscalizações em 100 porcento, o que representa 2145 inspecções contra 943 de igual época do ano anterior.

Sábados

CLICKADAS

...

OS problemas, enquanto vivos, sempre estarão presentes. Obviamente ...

TEMA DE ...

SEMPRE que se pensa em ir à busca de um serviço ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction