Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

 

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) aposta em apetrechar os laboratórios de investigação criminal, com vista a melhorar o desempenho da instituição.

O desafio foi lançado ontem, na província nortenha do Niassa, durante a cerimónia de entrega de quatro viaturas e cinco motorizadas ao SERNIC.

O director nacional de Investigação e Instrução Criminal do SERNIC, Januário Cumbane, explicou que decorre o processo de aprimoramento e organização da base de dados daquela instituição.
“O SERNIC apetrechou os laboratórios da criminalística, para melhorar o seu desempenho no tratamento dos vestígios, que é o caso de recolha, manuseamento e conservação, bem como a criação de cartórios junto das direcções provinciais para o registo de processo”, disse Cumbane, citado pela Rádio Moçambique (RM).

A fonte destacou a contribuição daquela instituição na redução e celeridade no esclarecimento dos crimes violentos no país.

“O SERNIC, em colaboração com as outras forças, foi mostrando que, na prática, está empenhado no combate a criminalidade”, disse.

O SERNIC foi criado 09 de Janeiro de 2017, em substituição da Polícia de Investigação Criminal (PIC) com objectivo de conferir uma maior autonomia administrativa, para melhor combater o crime.

Uma das inovações esperadas do SERNIC consiste na introdução de investigação, utilizando o Ácido DesoxirriboNucleico (ADN) e videoconferências em locais públicos.

Por seu turno, a governadora do Niassa, Francisca Tomás, exige maior pró-actividade das instituições de administração da justiça na prevenção e combate a criminalidade.

Com estes meios, segundo a governadora, “o SERNIC deve imprimir uma maior dinâmica, na busca de respostas sobre vários crimes, que apoquentam a sociedade na actualidade”.

Segundo a governadora, o tráfico de órgãos humanos, homicídios, corrupção, bem como a exploração ilegal dos recursos naturais, entre outros crimes, devem ser desencorajadas com acções concretas”.

Advertiu, que os meios circulantes alocados, não devem ser usados para fins pessoais em detrimento dos interesses do Estado, de garantir a ordem e segurança públicas ao cidadão.
 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction